Classical Music Forum banner
21 - 40 of 248 Posts
Leve, arejado, rápido. Italianizante. Se você já ouviu a Paixão segundo São Mateus de Bach de Chailly, provavelmente concordaria que ele a faz soar um pouco italiana, ou mesmo mozartiana. Seu recente ciclo de Beethoven é assim. É um bom herdeiro do lendário ciclo da NBC de Toscanini. A execução da orquestra não poderia ser melhor, e o som da gravação é cristalino e equilibrado, perfeito. O ciclo pode ser o melhor de todos os tempos para alguém com esse gosto por Beethoven. Para mim, ele tira um pouco de drama, um pouco de "romantismo", um pouco de tragédia, um pouco de luta da música. Alguns momentos funcionam bem (sua 4ª é boa, sua 8ª é boa, o primeiro movimento da Eroica é ótimo), mas alguns, para mim, são decepcionantes (o resto da Eroica, a 7ª - que deveria ser ótima, mas não é -, sua 9ª (especialmente o glorioso primeiro movimento). O que soa como caos e cataclismo com outros soa como uma pequena tempestade com Chailly. Para você ter uma ideia, pense que a interpretação lenta, mas de tirar o fôlego, do adagio da 9ª de Furtwängler é a melhor que ouvi. Eu não sou totalmente a favor de velocidades lentas (elas podem ser ruins, a 9ª de Karl Bohm para mim é outro desastre, muito pior do que a de Chailly), mas sou totalmente a favor da emoção e do drama, e Chailly é fraco nisso. Mas se você gosta de som claro, texturas claras, execução incrível e um toque leve e rápido para seu Ludwig, você não pode errar com Chailly. Inferno, soa tão bem que pode até me agradar um dia.
Obrigado pela resposta. Gosto de muitas interpretações diferentes de Ludwig Van... de Furtwängler lento a Gardiner rápido e HIP. Mas não sou muito fã de Toscanini.
Nenhum ciclo é perfeito, mas vou verificar algumas amostras e os lançamentos individuais. Não é à toa que está em bom som... está na Decca.

Eu tenho o Chailly que, como alguém diz, soa incrível. Eu acho as performances emocionantes, mas um pouco implacáveis. Mas talvez elas também me agradem. Certamente vale a pena ouvir. Eu peguei a caixa quando estava em oferta por pouco mais de vinte libras. Para mim, o melhor de todos é Karajan. Eu também tenho Toscanini, mas o som é relativamente ruim. As performances são tremendas. Se você quer algo mais lento e mais robusto, por que não experimentar Klemperer? Eu realmente tenho dois conjuntos dele, um de estúdio e outro de transmissões ao vivo. O velho era lento, mas ele sabia como construir uma performance. O nono ao vivo é uma ótima preparação para a Ode à Alegria. Eu peguei Harnoncourt como um download barato por oito libras junto com o concerto para violino e Missa Solemnis. Ótima pechincha. Ele merece ser ouvido nas sinfonias. Para mim, ele não as mata. Não se esqueça de Kleiber em 5 e 7, que são realmente especiais.

Estou com dificuldades em encontrar Furtwängler de boa qualidade em CD. Estou à procura de conjuntos individuais, em vez de arriscar o ciclo completo. Até agora, esta remasterização tem a melhor transferência mono.

Estou com dificuldades em encontrar Furtwängler de boa qualidade em CD. Estou procurando por conjuntos individuais, em vez de arriscar o ciclo completo. Até agora, esta remasterização tem a melhor transferência mono. View attachment 12245 Alguma recomendação sobre as recentes remasterizações de Furtwängler?
Eu não vi nenhuma transferência nova realmente. Eu não sei se há algum que soe "ótimo" devido à sua idade, mas eu tenho ambos os conjuntos e acho que ambos são tão bons quanto qualquer outro. Este com as Sinfonias 1-9
Image
Este com as Sinfonias 3,4,5,6,7 e 9 + Leonore, nº 3 e Aberturas Coriolan
Image
São todas versões diferentes e para mim são as melhores que você pode obter de Furtwangler, exceto talvez adicionar algumas gravações individuais (como o lançamento de Tahra da 9ª de 1954). Mas esses box sets são provavelmente os melhores que teremos das gravações de Beethoven de Furtwangler.

Estou com dificuldades em encontrar Furtwängler de boa qualidade em CD. Estou procurando por conjuntos individuais, em vez de arriscar o ciclo completo. Até agora, esta remasterização tem a melhor transferência mono.

View attachment 12245

Alguma recomendação sobre as recentes remasterizações de Furtwängler?
Não sei se este é o do box set da EMI, mas este é o que eu tenho e gosto muito - a 9ª sinfonia gravada em 1951 em Bayreuth.

Só para constar. O box set da EMI é:
1. 1952 VPO
2. 1948 VPO
3. 1952 VPO
4. 1952 VPO
5. 1954 VPO
6. 1952 VPO
7. 1950 VPO
8. 1948 Stockholm Phil.
9. 1951 Bayreuth

O Box Set M&A é:
3. 1944 VPO
4. 1943 BPO
5. 1943 BPO
6. 1943 BPO
7. 1943 BPO
9. 1942 BPO

Em geral, não acho que as interpretações de Furtwängler mudem muito. Há pequenas coisas aqui e ali, mas ele não muda suas leituras de forma dramática. O conjunto da EMI tem a melhor qualidade de som (obviamente, eles eram dos anos 50 em vez dos anos 40), mas se você quer uma boa coleção de seu Beethoven da época da guerra e do pós-guerra, esses dois conjuntos valem o preço pedido, desde que você possa ouvir "Gravações Históricas" sem chorar com a qualidade de som imperfeita.

Só para constar. O box set da EMI é: 1. 1952 VPO 2. 1948 VPO 3. 1952 VPO 4. 1952 VPO 5. 1954 VPO 6. 1952 VPO 7. 1950 VPO 8. 1948 Stockholm Phil. 9. 1951 Bayreuth O box set M&A é: 3. 1944 VPO 4. 1943 BPO 5. 1943 BPO 6. 1943 BPO 7. 1943 BPO 9. 1942 BPO Em geral, não acho que as interpretações de Furtwängler mudem muito. Há pequenas coisas aqui e ali, mas ele não muda suas leituras de forma dramática. O conjunto EMI tem a melhor qualidade de som (obviamente, eles eram dos anos 50 em vez dos anos 40), mas se você quer uma boa coleção de seu Beethoven da época da guerra e do pós-guerra, esses dois conjuntos valem o preço pedido, desde que você possa ouvir "Gravações Históricas" sem chorar com a qualidade de som imperfeita.
realdealblues, Acho que vou optar pela EMI apenas com base na qualidade do som. Obrigado por me fornecer algum conhecimento em primeira mão.

Meu primeiro conjunto foi o de Szell, naquela época, quando eu estava no ensino médio por volta de 1970, então esse é aquele em que eu "imprimi" e ainda recorro primeiro. Você provavelmente terá que montá-lo a partir de CDs individuais (Sony Essential Classics), a menos que queira pagar o preço de colecionador pela relançamento "Original Jacket" de 2004.

Eu tenho Gardiner, Vänskä e Furtwängler, que já foram mencionados, e que são todos bons conjuntos, embora por razões diferentes.

Eu também tenho Klemperer, que eu não acho que tenha sido mencionado ainda. Lembro-me de ter ficado impressionado com ele quando comprei aquele conjunto pela primeira vez há cerca de dez anos e ouvi-o durante uma longa viagem de carro. Lento e granítico, ao contrário da minha preferência habitual por leituras rápidas como Szell e Gardiner, mas, no entanto, gostei. Agora que estou pensando nisso, terei que desenterrá-lo e ouvi-lo novamente!

O ciclo HIP de Immerseel com Anima Eterna é um verdadeiro deleite. Claro, é uma orquestra menor, mas não soa pequena. Cada sinfonia é uma preferência pessoal. Eu direi, sua quinta é uma lufada de ar fresco.

Eu gosto mais do som de Immerseel. Você soa mais perto dos instrumentos. Para o moderno, no entanto, eu amo o ciclo de Barernboim.

Realmente depende do que você gosta.

A melhor coisa que posso dizer para fazer é experimentar vários. Eu não acredito que um único conjunto governe todos eles. A 9ª de Bernstein com Kurt Moll é incrível, mas eu realmente não gosto do som.

Adquiri recentemente o conjunto Paavo Järvi e agora é o meu favorito, de longe.
O único problema com o conjunto Paavo Järvi para mim é o terceiro movimento da Nona, que é o meu movimento favorito de Beethoven. Järvi não dota a performance com paixão suficiente para mim; soa muito descontraído. O clímax do movimento deveria subir, mas para mim não acontece em seu ciclo, que de outra forma é muito bom.

Muitas gravações individuais excelentes - Kleiber 5 e 7 e HvK 9 vêm à mente - mas Harnoncourt é a minha escolha para o ciclo geral.

Adquiri recentemente o conjunto Paavo Jarvi e agora é o meu favorito, de longe.
É o meu favorito há algum tempo. Ótimo tamanho/execução da orquestra, andamentos certos, atenção aos detalhes. Na minha opinião, tem o melhor da orquestra moderna e HIP.

21 - 40 of 248 Posts