Leve, arejado, rápido. Italianizante. Se você já ouviu a Paixão segundo São Mateus de Bach de Chailly, provavelmente concordaria que ele a faz soar um pouco italiana, ou mesmo mozartiana. Seu recente ciclo de Beethoven é assim. É um bom herdeiro do lendário ciclo da NBC de Toscanini. A execução da orquestra não poderia ser melhor, e o som da gravação é cristalino e equilibrado, perfeito. O ciclo pode ser o melhor de todos os tempos para alguém com esse gosto por Beethoven. Para mim, ele tira um pouco de drama, um pouco de "romantismo", um pouco de tragédia, um pouco de luta da música. Alguns momentos funcionam bem (sua 4ª é boa, sua 8ª é boa, o primeiro movimento da Eroica é ótimo), mas alguns, para mim, são decepcionantes (o resto da Eroica, a 7ª - que deveria ser ótima, mas não é -, sua 9ª (especialmente o glorioso primeiro movimento). O que soa como caos e cataclismo com outros soa como uma pequena tempestade com Chailly. Para você ter uma ideia, pense que a interpretação lenta, mas de tirar o fôlego, do adagio da 9ª de Furtwängler é a melhor que ouvi. Eu não sou totalmente a favor de velocidades lentas (elas podem ser ruins, a 9ª de Karl Bohm para mim é outro desastre, muito pior do que a de Chailly), mas sou totalmente a favor da emoção e do drama, e Chailly é fraco nisso. Mas se você gosta de som claro, texturas claras, execução incrível e um toque leve e rápido para seu Ludwig, você não pode errar com Chailly. Inferno, soa tão bem que pode até me agradar um dia.