Classical Music Forum banner

As Sonatas para Piano de Beethoven (o Melhor do Melhor)

96K views 90 replies 38 participants last post by  maestro57  
#1 ·
Tenho um conjunto completo de gravações das sonatas há muito tempo (com o qual estou satisfeito) e, ocasionalmente, gosto de mergulhar em partes das gravações de outros artistas dessas sonatas, apenas para ter uma nova perspectiva.

No entanto, neste caso, quero banir a minha necessidade obsessiva de ter cada sonata da minha coleção tocada por um indivíduo, porque sei que - especialmente em conjuntos completos - mesmo os maiores nomes têm sucessos e fracassos.

Então, na minha busca para encontrar o melhor intérprete para cada sonata individual, quero abrir esta questão a todos vocês: mesmo que prefiram o conjunto completo de outra pessoa, quem fez o melhor Waldstein? O melhor Hammerklavier? E todo o resto!

Na vossa opinião, claro :p

#2 ·
O melhor Hammerklavier?
O melhor Hammerklavier? Na minha opinião, não há dúvida: a performance de Glenn Gould na CBC Radio de 1970.

http://www.amazon.com/Beethoven-Pia...B0000028NZ/ref=sr_1_1/182-7439972-4997723?ie=UTF8&s=music&qid=1300235682&sr=1-1

(Schiff e Kempff também são bons.)

Kempff faz um bom trabalho com as outras sonatas 'nomeadas' ('Moonlight', 'Pathétique', 'Appassionata'); no entanto, Gould recebe meu voto por todas elas - sua 'Appassionata' é absolutamente extraordinária.

http://www.amazon.com/Beethoven-Pia...B000VFGSI2/ref=sr_1_1/182-3967606-9890515?ie=UTF8&s=music&qid=1300236132&sr=1-1

Também o disco de Gould com as sonatas completas Op. 31 é uma joia:

http://www.amazon.com/Beethoven-Pia...o-Sonatas-Op-Complet/dp/B000VFGSL4/ref=cm_lmf_tit_8_rdssss0/182-3967606-9890515

E as três últimas:

http://www.amazon.com/Beethoven-Pia...n-Piano-Sonata-No-30/dp/B000UH8HQ2/ref=cm_lmf_tit_2_rdssss0/182-3967606-9890515

Agora, para a mudança: minhas Variações Diabelli favoritas são de Arrau:

http://www.amazon.com/Diabelli-Vari...B00000E34X/ref=sr_1_1/180-2028222-3041334?ie=UTF8&s=music&qid=1300236310&sr=1-1

#3 ·
Eu gosto de Schnabel (na minha opinião, um dos cinco melhores pianistas gravados). Suas gravações das sonatas anteriores são as melhores. Ele tem a reputação de tocar notas erradas nas obras mais difíceis; mas Arrau disse que nunca o ouviu tocar uma nota errada em um concerto, então deve ter sido apenas nervosismo de gravação.

Solomon (Cutner) é provavelmente o intérprete de Beethoven mais subestimado, e um dos pianistas mais subestimados em geral. Nós, ingleses, deveríamos ser mais patriotas em relação a ele: ele é praticamente tudo o que temos.

Eu amo Sviatoslav Richter, e acho que ele foi um excelente intérprete de Beethoven (melhor do que Gilels, inclusive). Todas as suas gravações valem a pena ser ouvidas, especialmente suas variações Op. 120, Op. 34 e Op. 35.

Eu não concordo que o Hammerklavier de Gould seja o melhor, mas é o mais perspicaz.

#4 ·
A interpretação de Schiff da No. 8 "Pathetique" tem a repetição do 1º movimento no lugar correto, na minha opinião, voltando ao que a maioria das pessoas pensa ser apenas a introdução. Quando Schiff faz isso, faz muito sentido e adiciona toda uma dimensão extra e ritmo ao movimento. Não sei se outros fazem isso, mas nunca tinha ouvido dessa forma até Schiff.

#27 ·
A configuração de Schiff do nº 8 "Pathetique" tem a repetição do 1º movimento no lugar correto, na minha opinião, voltando ao que a maioria das pessoas pensa ser apenas a introdução. Quando Schiff faz isso, faz muito sentido e adiciona toda uma dimensão extra e ritmo ao movimento. Não sei se outros fazem isso, mas nunca tinha ouvido dessa forma até Schiff.
Tanto quanto sei, foi feito pela primeira vez por Brendel. Acho que está totalmente errado, tanto musicalmente quanto teoricamente. Se esta fosse uma obra inicial de Beethoven ou uma obra de Haydn ou Clementi, eu concordaria. Mas, na época em que Beethoven escreveu o Opus 13, ele já estava quebrando muitos tabus estruturais e pegando seu público de surpresa com, por exemplo, modulações inesperadas. A falha em resolver a exposição em uma reformulação da introdução é exatamente o tipo de coisa que Beethoven teria feito aqui para chocar seu público. Parece-me improvável que as gerações de alunos de Czerny que todos repetiram no Allegro em vez da abertura Grave, tivessem ido contra a própria experiência de Czerny das apresentações de Beethoven. A pressa (alguns diriam obscena) de Schiff no primeiro movimento do Opus 27 nº 2 também me parece errada, mas pelo menos faz sentido de acordo com a partitura real.

#6 ·
And you're right: Richter is way better than Gilels--the major problem with Richter is frequently his poor recorded sound and audience noise. Frankly I'm totally worn out with his audience noise.
Sim, é uma pena. Acho que tenho uma tolerância bastante alta à má qualidade de som, no entanto. Caso contrário, eu não apreciaria Schnabel.

#84 ·
Arrau supera o Hammerklavier de Gould tão longe da água que está tão longe da água.

Além disso, os silêncios não são preenchidos com murmúrios incessantes e sem melodia.
Eu concordo. Arrau acerta em cheio o Hammerklavier. Para mim, o movimento lento é o teste. Arrau parece realmente chegar ao coração daquele grande movimento - um dos maiores movimentos lentos de toda a música. Os tempos de Arrau são perfeitos, o movimento é uma jornada de partir o coração que termina em exaustão entorpecente. Perfeição.

#8 · (Edited)
Eu poderia continuar falando sobre os intérpretes de Beethoven, mas acho que o melhor a fazer é apenas apontar para certas gravações de obras que eu aprecio acima de tudo.

Primeiramente, a Appassionata de Richter:

Waldstein de Serkin, costumava ser Gilels, mas Serkin é magnífico aqui:

Hammerklavier de Gilels, embora sem diminuir a gravação também maravilhosa de Pollini:

Op.109 de Edwin Fischer:

Op. 111 de Annie Fischer, no que é provavelmente o melhor ciclo das 32 sonatas:

Schnabel está quase no topo, na minha opinião, em todas as sonatas de Beethoven, e certamente há momentos em sua interpretação em que você simplesmente tem que dizer - isto é o melhor. Como poderia não ser? Mas também há algumas coisas não tão boas - não relacionadas à interpretação em si, mas sim a preocupações secundárias como técnica e qualidade do som. Eu mesmo costumo ignorar essas "falhas", assim como faço com o magnífico Chopin e Schumann de Cortot.

Recentemente, também ouvi o op. 111 de Michelangeli, que foi muito especial na forma como equilibrou e coloriu as camadas. Trinados inesquecíveis no final do segundo movimento.

Também muito valiosas são as gravações de Richter em Leipzig das últimas três sonatas de Beethoven. A idiossincrática Yudina também é sempre reveladora para mim, embora eu perceba que alguns não a suportam.

G
#9 ·
Em geral, tenho muitas gravações das sonatas que gosto, mas quando se trata de Beethoven e piano, Kempff é o meu preferido. A minha gravação dele a tocar as sonatas Moonlinght, Pathetique, Appasionata e Waldstein continua a ser um dos meus álbuns favoritos. Para as últimas sonatas, incluindo a Hammerklavier, gosto muito de Pollini.

#10 ·
Concordo com vocês na maioria destes - Richter, Gilels, Kempff, Pollini... No entanto, a coisa do Schnabel me escapa. Claro, ele foi o primeiro a gravar todas as Sonatas (em 78 RPM); mesmo assim, ele toca muito rápido. (Você já viu discos de 78 pesados girando em uma vitrola? É assustador: parece que eles poderiam cortar uma cabeça se fossem para o ar!) A primeira gravação de Brendel do ciclo completo foi boa - ele também tocou todas as Variações, Bagatelas, etc. Não é pouca coisa.

#11 ·
Claro, ele foi o primeiro a gravar todas as Sonatas (em 78 RPM); mesmo assim, ele toca muito rápido.
(Você já viu discos de 78 RPM pesados ​​girando em uma vitrola? É assustador: parece que eles poderiam cortar uma cabeça se fossem para o ar!)
:lol::lol:

(desculpe, nada de inteligente para intervir!) Isso é simplesmente engraçado.

#14 ·
Como pode dizer que Schnabel toca rápido demais quando você defende as gravações de Gould? :confused: Ele toca bastante rápido, pelos padrões glaciais de Kempff, mas não tão rápido. (Talvez na Hammerklavier ele toque mais rápido do que realmente é capaz, mas isso é uma exceção.) Schnabel não é tão poderoso quanto Richter, mas compartilha muitas de suas outras qualidades: tocar contraponto, atenção aos detalhes, senso de tempo, capacidade interpretativa. O que os separa é que Schnabel é um mestre do rubato, algo que Richter nunca realmente tentou. Richter é, sem dúvida, ainda o melhor pianista, mas eu avalio Schnabel mais alto do que Kempff ou Gilels, por exemplo.

#19 ·
Preciso de uma dica sobre quem toca melhor a sonata tempestade (17) parte 3?

Realmente gosto dessa peça
Vou com Sviatoslav Richter, como sempre. Pena que a qualidade da gravação seja tão baixa aqui. Tente aumentar o volume:

A maioria das pessoas provavelmente diria Wilhelm Kempff:

E aqui está a fantástica interpretação não ortodoxa de Glenn Gould:

G
#20 ·
Eu não sei, tenho tentado repetidamente gostar de Gould. Eu entendo todos os argumentos a favor dele, mas no nível básico, "eu gosto do som disso", ele simplesmente não me agrada. E nem é, necessariamente, suas malditas vocalizações em suas várias gravações. Por exemplo, todo mundo se encanta com sua gravação das Variações Goldberg (escolha, anos 50 ou 80), mas elas me aborrecem. Eu amo essas variações, mas não com ele tocando. Eu prefiro muito mais Perahia.

Para Beethoven, Kempff realmente funciona para mim, pelo menos para os períodos inicial e médio. Para as últimas sonatas, especialmente a Hammerklavier, ele vai um pouco devagar demais para mim. Então eu mudo para Pollini.

Para o que vale, eu tenho uma gravação de todas as sonatas para violino com Kempff e Menuhin na DG, e é uma das minhas posses mais valiosas. Eu nunca me canso dos dois tocando a sonata Kreutzer.

Kempff também faz maravilhas com as sonatas para piano de Schubert.

#22 ·
Eu não sei, tenho tentado repetidamente gostar de Gould. Eu entendo todos os argumentos a favor dele, mas no nível básico, "eu gosto do som disso", ele simplesmente não me agrada. E não são nem mesmo, necessariamente, suas vocalizações malditas em suas várias gravações. Por exemplo, todo mundo se encanta com sua gravação das Variações Goldberg (escolha, anos 50 ou 80), mas elas me entediam. Eu amo essas variações, mas não com ele tocando.
Talvez tente seu Brahms (se você gosta de Brahms), seu Haydn, ou as últimas três Partitas de Bach. Cada um deles ocupa apenas um CD, se eu me lembro corretamente.

#23 ·
Eu tenho que concordar com o Dr. Mike sobre Gould. Mas reconheço que isso não significa que Gould seja ruim, mas simplesmente não consigo entrar nele. No momento, prefiro qualquer pessoa interpretando Bach que eu tenha ouvido profissionalmente gravado a ouvir Gould. Ouvi um pouco de um concerto de Brahms GG também - também não gostei muito. Mas admito que isso já aconteceu comigo com outros músicos antes, e passei a apreciá-los mais tarde. Quando alguém é tão famoso quanto Gould, sei que há uma boa razão.

#25 · (Edited)
...Então, na minha busca para encontrar o melhor intérprete para cada sonata individual, quero abrir esta questão a todos vocês: mesmo que você possa preferir o conjunto completo de outra pessoa, quem fez o melhor Waldstein? O melhor Hammerklavier? E todo o resto!

Na sua opinião, é claro :p
Eu toco várias sonatas de Beethoven, embora eu não me classificaria perto do pior intérprete que já ouvi em disco.

Tenho conjuntos completos de Barenboim (3 gravações diferentes) e Brendel, e gravações adicionais de Rubinstein, Pollini, Gilels, Richter, Ashkenazy, Kempff, Horowitz, Schnabel, Serkin, Maria-Joao Pires, Annie Fisher, Edwin Fischer e muitos outros. A maioria das performances que possuo estão em vinil, e vale a pena o esforço para encontrar alguém com um excelente sistema de reprodução de discos e uma boa coleção, para perceber quanta realidade se perde na maioria das transferências ou gravações em CD.

A predominância das gravações de Barenboim lhe dirá que eu tenho uma afinidade particular com sua abordagem a Beethoven, embora isso não signifique que eu considere todas as suas performances preeminentes. Para mim, Barenboim faz três coisas certas todas as vezes:
  1. Barenboim se apresenta sem erros técnicos, embora, desde o início, ele quase nunca tenha feito novas tomadas - uma tarefa muito difícil em muitas dessas sonatas
  2. Barenboim reconhece que uma linha musical pode ser muito mais longa do que apenas algumas notas, e tem a capacidade de expressar essa longa linha melhor do que qualquer outra pessoa que eu já ouvi
  3. Barenboim soa distintamente como ele mesmo e nenhum outro pianista, sem soar estranho ou simplesmente estranho (como Glenn Gould ou Roger Woodward, por exemplo). Muitos pianistas têm um som que poderia ser qualquer um de 100 ou 1000 outros - deveria ser tão fácil dizer que um pianista específico está tocando quanto é reconhecer Heifetz, Stern, Grumiaux ou Oistrakh no violino. O mesmo acontece com Barenboim, Arrau, Horowitz, Janis, Pollini, Rudolph Serkin, etc. Mais recentemente, Paul Lewis apresenta novas e excelentes ideias sobre a música de Beethoven e estabelece um som que é unicamente seu.

Uma coisa que Barenboim tem, que é uma faca de dois gumes, é a sutileza. A sensação de drama repentino e real que é tão aparente em performances de Arrau, por exemplo, parece medida e um pouco menos espontânea com Barenboim. Alguns pianistas imbuem Beethoven com uma sensação de brutalidade e agressão, o que Barenboim claramente não aceita, preferindo estabelecer o poder da música com muito controle. Tendo ouvido Arrau, Woodward, Barenboim, Lupu e uma série de outros pianistas tocando Beethoven no palco de concertos, há muito a ser dito sobre aquela paixão desenfreada que Arrau exibiu em seu Beethoven, mas a intensidade sutil de Barenboim é minha preferência.

Aqui estão meus favoritos entre o primeiro conjunto de Barenboim na EMI/HVM (Angel?) lançado em 1970 - estas são minhas performances favoritas de QUALQUER intérprete que eu já ouvi:

Sonata Patética Opus 13 - A introdução muito lenta de Barenboim ao primeiro movimento foi uma revelação para mim, e mudou completamente minha compreensão do movimento. Eu agora toco dessa maneira (embora as performances mais recentes de Barenboim tenham um ritmo um pouco mais rápido). Eu gostaria de ter a técnica aos 54 anos, para tocar o resto do movimento com a mesma facilidade que ele mostrou em sua adolescência. Seu tremolo neste movimento é incrivelmente adorável com ameaça suficiente para construir grande tensão por toda parte. A corrida da mão direita pelo teclado logo antes da recapitulação é, por si só, milagrosa. O 2º movimento é lindo. O 3º movimento é delicioso e perfeitamente equilibrado com o resto da sonata.

Sonata ao Luar Opus 27 nº 2 - A sonata mais gravada do mundo, e a de Barenboim NÃO é perfeita, mas eu frequentemente experimento tocando uma que eu realmente gosto, e então a sigo imediatamente por esta gravação de Barenboim. Em segundos, eu descartei a interpretação anterior em favor da de Barenboim (e fazer o contrário é uma experiência excruciante). O último movimento, especialmente, eu acho totalmente satisfatório de uma forma que outras performances não o fazem.

Sonata Pastoral Opus 28 - Esta sonata "relativamente" fácil soa monótona ou desajeitada nas mãos de quase todos. Na de Barenboim, ela invariavelmente soa sublime e, para mim, ele acertou nesta gravação.

Sonata Tempestade Opus 31 nº 2 - Possivelmente minha sonata de Beethoven favorita (dependendo do meu humor talvez), e, para minhas mãos, gerenciável, mas muito, muito difícil, Barenboim leva os 2º e 3º movimentos mais lentamente do que quase todos os outros, e faz isso perfeitamente. O terceiro movimento em particular é o Beethoven romântico idealizado. Requintado.

Sonata Walstein Opus 53 - Sonata terrivelmente difícil de tocar mal, muito menos bem. O último movimento soa enganosamente fácil (a maior parte de qualquer maneira), mas é um teste desde o início, e requer uma técnica muito além da minha, uma vez que você chega às oitavas pianíssimo glissando. Barenboim unifica esta sonata de uma forma que ninguém mais faz. Se você ouvir Gary Graffman, Brendel, Arrau, Schnabel, a sonata soa mais como uma série de exercícios conectados do que um conjunto de 3 movimentos, muito menos a sensação que tenho com Barenboim de uma única peça musical. Seu movimento final incrivelmente lento é maravilhoso.

Opus 54 - Esta sonata de 2 movimentos, que fica como uma criança pequena entre os gigantes de Walstein e Appassionata, é tocada muito, muito mal pela maioria dos intérpretes. O primeiro movimento tende a ser muito barulhento se não for manuseado com cuidado, e o segundo movimento acaba soando como um dos exercícios mais musicais de Czerny! A capacidade de Barenboim de estender uma linha musical impossivelmente longa é o que torna esta performance muito melhor do que a de qualquer outra pessoa. No 2º movimento, em particular, a linha em alguns aspectos se estende do início até a coda! É realmente mágico.

Isso servirá por agora.

EXCETO...

Eu preciso mencionar uma gravação que está fora do seu pedido, mas é muito melhor do que seus rivais que precisa ser promovida: Existem algumas gravações da própria transcrição de Beethoven para Piano e Orquestra do Concerto para Violino em Ré Maior, Opus 61. A maioria delas (na verdade, todas, exceto uma que eu ouvi) soa como um pianista e orquestra tocando uma transcrição de um concerto para violino. Essa única exceção é Daniel Barenboim dirigindo a English Chamber Orchestra em DGG. Só ela soa como se a obra pudesse ter sido escrita para Piano e Orquestra, tão soberbamente é retratada. Eu realmente gosto quase tanto quanto o próprio Concerto para Violino!

Saudações,
Warren em Sydney, Oz

#31 ·
Minha playlist para os mais populares é assim há algum tempo:

8 Gilels, Kovacevich, Rubinstein
12 Perahia, Gilels, Lewis
14 A.Fischer, Lewis, Rubinstein
15 Perahia, Gilels, Lewis
17 Gilels, Kovacevich, Lewis
21 Arrau. Lewis
23 Richter, Gilels, Rubinstein
26 Lewis, Rubinstein
29 Pollini, Gilels
30 Kempff, Kovacevich
31 Gilels, Kempff
32 Pollini, Kempff

#34 ·
Ei, se você não consegue "entrar" em Gould, tudo bem...alguém tem que gostar de frases mal executadas e tempos flutuantes; mediocridade e musicalidade simples...para aqueles de nós que se esforçam para encontrar o melhor e podem abrir os olhos para a verdadeira expressão e interpretação, temos Glenn.

#68 ·
Hey, if you can't 'get into' Gould that's okay...someone's gotta like poorly executed phrasing and fluctuating tempi; mediocrity and plain musicianship...for those of us who strive to find the best and can open our eyes to true expression and interpretation, we have Glenn.
Por favor, não comecem a falar sobre Gould de novo, acabámos de passar por isso num comprimento excruciante.

#37 ·
Quase me engasguei com o meu café quando vi que alguém realmente gosta de Gould a tocar Beethoven! Está na minha lista de "lixo" desde que me lembro. Ele odiava Beethoven e simplesmente não tem a gama de emoções necessária para realçar todos os diferentes personagens da música de Beethoven. Em vez disso, temos o mesmo staccato antigo que soa como se ele estivesse a arrancar as penas de uma galinha uma a uma. Pergunto-me porque é que ele se deu ao trabalho de gravar as sonatas de Beethoven quando está registado que ele odiava Beethoven.

#38 ·
Quase engasguei com o meu café quando vi que alguém realmente gosta de Gould tocando Beethoven! Está na minha lista de "lixo" há tanto tempo quanto me lembro. Ele odiava Beethoven e simplesmente não tem a gama de emoções necessária para trazer à tona todos os diferentes personagens da música de Beethoven. Em vez disso, temos o mesmo staccato antigo que soa como se ele estivesse arrancando as penas de uma galinha uma por uma. Pergunta-se por que ele se deu ao trabalho de gravar as sonatas de Beethoven quando ele está em registro dizendo que odiava Beethoven.
Se você ler minha contribuição para este tópico, notará que eu disse especificamente que gostei de sua interpretação das "variações", não necessariamente das sonatas.

Para constar, Gould fez várias gravações de obras para piano de Beethoven, e muitas delas antes de 1964. Isso é significativo por duas razões (1) a maioria delas foi feita para a CBC ou com orquestras canadenses antes de ele alcançar a notoriedade internacional e (2) isso é antes de Gould, digamos, escolher uma abordagem mais reclusa da vida. Acho que quando ele parou de se apresentar e escolheu uma abordagem mais "introspectiva" para sua música, talvez ele tenha encontrado mais satisfação nas obras de Bach e Richard Strauss do que em Beethoven.

Também digno de nota: no início da década de 1970, ele fez uma apresentação memorável do concerto do Imperador (você pode encontrá-lo no YouTube) para a televisão da CBC, com o Toronto SO e Karel Ancerl, substituindo Michalengeli "a pied leve".

Concedo a você que Gould é um gosto adquirido, mas acho que é um tanto míope descartar toda a discografia Gould/Beethoven, e algumas de suas apresentações para a rádio CBC antes de 1954 valem a pena ser ouvidas. Um Gould possuindo todo o poder pianístico e ainda não contaminado pela agorafobia.

Chacun a son gout, mon ami.