...Então, na minha busca para encontrar o melhor intérprete para cada sonata individual, quero abrir esta questão a todos vocês: mesmo que você possa preferir o conjunto completo de outra pessoa, quem fez o melhor Waldstein? O melhor Hammerklavier? E todo o resto!
Na sua
opinião, é claro
Eu toco várias sonatas de Beethoven, embora eu não me classificaria perto do pior intérprete que já ouvi em disco.
Tenho conjuntos completos de Barenboim (3 gravações diferentes) e Brendel, e gravações adicionais de Rubinstein, Pollini, Gilels, Richter, Ashkenazy, Kempff, Horowitz, Schnabel, Serkin, Maria-Joao Pires, Annie Fisher, Edwin Fischer e muitos outros. A maioria das performances que possuo estão em vinil, e vale a pena o esforço para encontrar alguém com um excelente sistema de reprodução de discos e uma boa coleção, para perceber quanta realidade se perde na maioria das transferências ou gravações em CD.
A predominância das gravações de Barenboim lhe dirá que eu tenho uma afinidade particular com sua abordagem a Beethoven, embora isso não signifique que eu considere todas as suas performances preeminentes. Para mim, Barenboim faz três coisas certas todas as vezes:
- Barenboim se apresenta sem erros técnicos, embora, desde o início, ele quase nunca tenha feito novas tomadas - uma tarefa muito difícil em muitas dessas sonatas
- Barenboim reconhece que uma linha musical pode ser muito mais longa do que apenas algumas notas, e tem a capacidade de expressar essa longa linha melhor do que qualquer outra pessoa que eu já ouvi
- Barenboim soa distintamente como ele mesmo e nenhum outro pianista, sem soar estranho ou simplesmente estranho (como Glenn Gould ou Roger Woodward, por exemplo). Muitos pianistas têm um som que poderia ser qualquer um de 100 ou 1000 outros - deveria ser tão fácil dizer que um pianista específico está tocando quanto é reconhecer Heifetz, Stern, Grumiaux ou Oistrakh no violino. O mesmo acontece com Barenboim, Arrau, Horowitz, Janis, Pollini, Rudolph Serkin, etc. Mais recentemente, Paul Lewis apresenta novas e excelentes ideias sobre a música de Beethoven e estabelece um som que é unicamente seu.
Uma coisa que Barenboim tem, que é uma faca de dois gumes, é a sutileza. A sensação de drama repentino e real que é tão aparente em performances de Arrau, por exemplo, parece medida e um pouco menos espontânea com Barenboim. Alguns pianistas imbuem Beethoven com uma sensação de brutalidade e agressão, o que Barenboim claramente não aceita, preferindo estabelecer o poder da música com muito controle. Tendo ouvido Arrau, Woodward, Barenboim, Lupu e uma série de outros pianistas tocando Beethoven no palco de concertos, há muito a ser dito sobre aquela paixão desenfreada que Arrau exibiu em seu Beethoven, mas a intensidade sutil de Barenboim é minha preferência.
Aqui estão meus favoritos entre o primeiro conjunto de Barenboim na EMI/HVM (Angel?) lançado em 1970 - estas são minhas performances favoritas de QUALQUER intérprete que eu já ouvi:
Sonata Patética Opus 13 - A introdução muito lenta de Barenboim ao primeiro movimento foi uma revelação para mim, e mudou completamente minha compreensão do movimento. Eu agora toco dessa maneira (embora as performances mais recentes de Barenboim tenham um ritmo um pouco mais rápido). Eu gostaria de ter a técnica aos 54 anos, para tocar o resto do movimento com a mesma facilidade que ele mostrou em sua adolescência. Seu tremolo neste movimento é incrivelmente adorável com ameaça suficiente para construir grande tensão por toda parte. A corrida da mão direita pelo teclado logo antes da recapitulação é, por si só, milagrosa. O 2º movimento é lindo. O 3º movimento é delicioso e perfeitamente equilibrado com o resto da sonata.
Sonata ao Luar Opus 27 nº 2 - A sonata mais gravada do mundo, e a de Barenboim NÃO é perfeita, mas eu frequentemente experimento tocando uma que eu realmente gosto, e então a sigo imediatamente por esta gravação de Barenboim. Em segundos, eu descartei a interpretação anterior em favor da de Barenboim (e fazer o contrário é uma experiência excruciante). O último movimento, especialmente, eu acho totalmente satisfatório de uma forma que outras performances não o fazem.
Sonata Pastoral Opus 28 - Esta sonata "relativamente" fácil soa monótona ou desajeitada nas mãos de quase todos. Na de Barenboim, ela invariavelmente soa sublime e, para mim, ele acertou nesta gravação.
Sonata Tempestade Opus 31 nº 2 - Possivelmente minha sonata de Beethoven favorita (dependendo do meu humor talvez), e, para minhas mãos, gerenciável, mas muito, muito difícil, Barenboim leva os 2º e 3º movimentos mais lentamente do que quase todos os outros, e faz isso perfeitamente. O terceiro movimento em particular é o Beethoven romântico idealizado. Requintado.
Sonata Walstein Opus 53 - Sonata terrivelmente difícil de tocar mal, muito menos bem. O último movimento soa enganosamente fácil (a maior parte de qualquer maneira), mas é um teste desde o início, e requer uma técnica muito além da minha, uma vez que você chega às oitavas pianíssimo glissando. Barenboim unifica esta sonata de uma forma que ninguém mais faz. Se você ouvir Gary Graffman, Brendel, Arrau, Schnabel, a sonata soa mais como uma série de exercícios conectados do que um conjunto de 3 movimentos, muito menos a sensação que tenho com Barenboim de uma única peça musical. Seu movimento final incrivelmente lento é maravilhoso.
Opus 54 - Esta sonata de 2 movimentos, que fica como uma criança pequena entre os gigantes de Walstein e Appassionata, é tocada muito, muito mal pela maioria dos intérpretes. O primeiro movimento tende a ser muito barulhento se não for manuseado com cuidado, e o segundo movimento acaba soando como um dos exercícios mais musicais de Czerny! A capacidade de Barenboim de estender uma linha musical impossivelmente longa é o que torna esta performance muito melhor do que a de qualquer outra pessoa. No 2º movimento, em particular, a linha em alguns aspectos se estende do início até a coda! É realmente mágico.
Isso servirá por agora.
EXCETO...
Eu preciso mencionar uma gravação que está fora do seu pedido, mas é muito melhor do que seus rivais que precisa ser promovida: Existem algumas gravações da própria transcrição de Beethoven para Piano e Orquestra do Concerto para Violino em Ré Maior, Opus 61. A maioria delas (na verdade, todas, exceto uma que eu ouvi) soa como um pianista e orquestra tocando uma transcrição de um concerto para violino. Essa única exceção é Daniel Barenboim dirigindo a English Chamber Orchestra em DGG. Só ela soa como se a obra pudesse ter sido escrita para Piano e Orquestra, tão soberbamente é retratada. Eu realmente gosto quase tanto quanto o próprio Concerto para Violino!
Saudações,
Warren em Sydney, Oz