Classical Music Forum banner

Quartetos para Piano de Brahms

23K views 50 replies 23 participants last post by  Bruckner Anton  
#1 · (Edited)
Com compositores que eu admiro, quando há uma obra isolada que eu não gosto por alguma razão, tento descobrir essa razão.

Eu simplesmente não consigo entrar nos Quartetos para Piano de Brahms, apesar de ele ser um dos meus compositores favoritos.

Alguém mais tem problemas com essas obras, ou opiniões sobre por que elas podem ser diferentes de suas outras obras comparáveis, como Trios para Piano, Quinteto para Piano, etc...?

#3 ·
Dos Três Quartetos para Piano de Brahms, apenas o Segundo em Lá maior é esteticamente agradável para mim. Seu calor, resplendor e expressividade dinâmica sempre despertaram meu interesse. Como nos Quartetos de Cordas do compositor, nunca consegui abraçar melodicamente o Primeiro e o Terceiro Quartetos para Piano com o mesmo senso de acolhimento entusiástico que senti com o Segundo. Minha interpretação favorita da opus 26, nº 2 é do Festival Quartet em um LP RCA Living Stereo de 1960.

#5 · (Edited)
Dos Três Quartetos para Piano de Brahms, apenas o Segundo em Lá maior é esteticamente agradável para mim. Seu calor, esplendor e expressividade dinâmica sempre despertaram meu interesse. Como nos Quartetos de Cordas do compositor, nunca consegui abraçar melodicamente o Primeiro e o Terceiro Quartetos para Piano com o mesmo senso de acolhimento entusiástico que senti com o Segundo. Minha interpretação favorita do opus 26, nº 2 é do Festival Quartet em um LP RCA Living Stereo de 1960.
Engraçado, eu nunca tive problemas com seus Quartetos de Cordas (embora eu saiba que eles são 'convencionalmente' vistos como obras comparativamente 'menores'). Eu os amo - tenho as gravações de Tacaks.

#4 ·
Consigo entender de onde você vem. Elas são longas, épicas e “intelectuais” e não são tão imediatamente recompensadoras e atraentes quanto obras como o quinteto de clarinete e as sonatas para violino. A 1ª eu sou meio indiferente, não acho que seja tão completamente inspirada quanto a maior parte de sua outra produção de câmara, embora o terceiro e o quarto movimentos sejam ótimos, com o final em particular uma das peças mais divertidas que Brahms escreveu. Mas a 2ª e a 3ª são ambas candidatas entre muitas para a minha favorita de suas obras de câmara. Melodias opulentas e expressividade exuberante, com os movimentos lentos de ambas em particular sendo muito próximos do meu coração. Para 1 e 3, recomendo os registros Rubinstein/Guarneri, que são muito suaves e líricos. Para o nº 2, há um ótimo com Richter e o Quarteto Borodin.

#42 · (Edited)
Eu consigo ver de onde você vem. Elas são longas, épicas e "intelectuais" e não são tão imediatamente recompensadoras e atraentes quanto obras como o quinteto de clarinete e as sonatas para violino. A 1ª eu sou meio morno, não acho que seja tão profundamente inspirada quanto a maioria de sua outra produção de câmara, embora o terceiro e o quarto movimentos sejam ótimos, com o final em particular uma das peças mais divertidas que Brahms escreveu. Mas a 2ª e a 3ª são ambas candidatas entre muitas para a minha favorita de suas obras de câmara. Melodias opulentas e expressividade exuberante, com os movimentos lentos de ambos em particular sendo muito próximos do meu coração. Para 1 e 3, eu recomendo muito as gravações Rubinstein/Guarneri, que são muito suaves e líricas. Para o nº 2, há uma ótima com Richter e o Quarteto Borodin.
Só olhando para trás neste tópico do ano passado, só agora percebo que de alguma forma perdi sua resposta ao meu post inicial (#3). Todos os seus sentimentos e descrições associados às obras de Brahms citadas constituíram virtualmente reflexos espelhados dos meus próprios. Meus agradecimentos pelo agradável encontro. :tiphat: Adendo: Você também está certo com aquele Quarteto Richter/Borodin mostrando o Segundo Quarteto de Piano. É maravilhoso!

#7 ·
Eu amo a maior parte de sua música de câmara, e certamente estes quartetos de piano. As únicas obras mais fracas em sua produção de música de câmara (pelo menos olhando para ela a partir de minha própria preferência) são os três quartetos de cordas e o quinteto de piano (vai entender).

#9 · (Edited)
Eu adoro a maior parte da sua música de câmara, e certamente estes quartetos para piano. As únicas obras mais fracas na sua produção de música de câmara (pelo menos olhando para ela a partir da minha própria preferência) são os três quartetos de cordas e o quinteto para piano (vão descobrir).
Não mencionei no meu post anterior, que também não sou grande fã do Quinteto para Piano.

Por ordem não específica, as minhas obras de câmara favoritas de Brahms são o Primeiro Trio para Piano (ambas as versões original e revista), Sonata para Violoncelo nº 1, Sonata para Clarinete nº 2, Quinteto para Clarinete, Quarteto para Piano nº 2 e Quintetos de Cordas 1 e 2.

#8 ·
Com compositores que eu admiro, quando há uma obra isolada que eu não gosto por alguma razão, eu tento descobrir essa razão.

Eu simplesmente não consigo entrar nos Quartetos de Piano de Brahms, apesar de ele ser um dos meus compositores favoritos.

Alguém mais tem problemas com essas obras, ou opiniões sobre por que elas podem ser diferentes de suas outras obras comparáveis, como Trios de Piano, Quinteto de Piano, etc...?
É só mais um tijolo na parede, rog.
A música de câmara de Brahms é mais variável em qualidade do que sua música orquestral. Seus Quartetos e Quintetos de Cordas podem ser difíceis.
O Quinteto de Piano, o Trio de Trompa e as obras de Clarinete estão entre meus favoritos, e os Sextetos de Cordas não ficam muito atrás. Às vezes, seus ritmos cruzados e harmonias maduras simplesmente não combinam.

#26 ·
É apenas mais um tijolo na parede, rog.
A música de câmara de Brahms é mais variável em qualidade do que a sua música orquestral. Os seus quartetos e quintetos de cordas podem ser difíceis.
O Quinteto com Piano, o Trio de Trompa e as obras para clarinete estão entre os meus favoritos, e os Sextetos de Cordas não ficam muito atrás. Por vezes, os seus ritmos cruzados e harmonias maduras simplesmente não se encaixam.
O Quinteto de Cordas nº 1 é bastante acessível.

#10 · (Edited)
O quinteto com piano é uma obra enorme e épica, com arestas; muito diferente do Brahms mais suave e outonal que conhecemos das obras para clarinete e concertos. Consigo entender por que as pessoas não se conectariam com ele. Na minha opinião, é o auge absoluto de sua produção de câmara, ao lado do primeiro trio com piano e do terceiro quarteto com piano, com o quinteto com clarinete e todas as três sonatas para violino não muito atrás.

#12 ·
eu adoro-os, especialmente o segundo. mas para realmente funcionar, acho que eles precisam ser interpretados por pianistas que não toquem pouco. acho que eles precisam ser interpretados mais como concertos para piano do que como música de câmara normal, basicamente.
Adoro seu novo avatar. MBV é uma das minhas bandas favoritas.

#13 ·
Sem problemas. A 3ª em dó menor está entre as minhas obras favoritas de Brahms, mas eu gosto de todas.

#17 ·
Então não sou só eu. Também descobri que demorei mais para me acostumar com os quartetos com piano do que, digamos, com o quinteto com piano, que me deixou absolutamente de queixo caído da primeira vez que o ouvi. Os sextetos e quintetos de cordas são algumas das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Todo Brahms é ótimo no final do dia, e às vezes a natureza "séria" dos quartetos com piano é o que eu estou a fim. Eles simplesmente não parecem ter o efeito "chiclete" que a maioria de Brahms tem. Eles me fazem sentir mais como se eu estivesse de volta à escola de música ou algo assim, e eu acho que isso pode ser visto como uma coisa boa!

#18 ·
Conto-me entre aqueles que adoram os Quartetos para Piano de Brahms. Confesso, no entanto, que fiquei tão encantado com as gravações de Rubinstein/Guarneri que passei quase nenhum tempo investigando alternativas. Essas gravações são simplesmente boas demais! Mas em algum momento, devo dedicar algum tempo e procurar outros também, eu sei disso.

#21 · (Edited)
Re Knorf, acima: Penso imediatamente no 3º movimento (lento) do Quarteto para Piano nº 3 em Dó Menor de Brahms. A longa melodia outonal do violoncelo de abertura, eventualmente respondida pelo pequeno motivo do violino e da viola dobrados em sextas, me afeta toda vez. Ouvir este movimento evoca todo o meu senso de Brahms mais do que qualquer outra música.

#34 ·
Não tenho certeza, pois isso foi há mais de 30 anos, mas acho que o quinteto com piano deve ter estado entre as primeiras peças de câmara de Brahms que encontrei e adorei de imediato, apesar do seu comprimento. O quinteto com clarinete e o trio em si maior foram outros favoritos iniciais. Os quartetos com piano chegaram consideravelmente mais tarde à minha atenção e não foram favoritos imediatos, mas também não problemáticos. O meu favorito ainda é o em sol menor. Também gosto da orquestração brega de Schoenberg. O em lá maior é um pouco extenso, uma das poucas peças em que o scherzando é o meu movimento favorito.

#36 ·
Embora o Segundo Quarteto para Piano continue sendo o meu favorito entre os três, passei a apreciar mais os outros dois, especialmente o nº 1, em parte graças à minha aquisição do belo conjunto de Rubinstein e do Guarneri. Minhas primeiras posses em LP dos Primeiros e Segundos PQs com o Festival Quartet, também na RCA, mantêm sua alta consideração em minha coleção.

#43 ·
Embora o Segundo Quarteto com Piano continue sendo o meu favorito entre os três, passei a apreciar mais os outros dois, especialmente o nº 1, em parte graças à minha aquisição do belo conjunto de Rubinstein e do Guarneri. Minhas primeiras coleções de LP dos Primeiros e Segundos QPs com o Festival Quartet, também na RCA, mantêm sua alta consideração em minha coleção.
O 2º quarteto com piano é muito discreto, ou pelo menos eu acho. Fico muito mais impressionado com o 3º quarteto com piano, particularmente a doce schubertiana das cordas no primeiro movimento, contrastando com alguns acordes sombrios de piano. Você não consegue ouvir como a música é cheia de suspense, harmonicamente, e imensamente majestosa!

#39 ·
São obras de um jovem, por isso outonal é bastante enganoso. O alto número de opus de op.60 é enganoso, pois partes dele são provavelmente dos anos 1850, até mesmo anteriores aos dois primeiros. Eu também adoro Rubinstein Guarneri, mas menos no nº 2, onde eles parecem um pouco relaxados demais.
Havia uma versão completa, de três movimentos(?) em dó sustenido menor que Brahms tocou com Joachim em 1855-56. O primeiro movimento e o scherzo foram posteriormente transpostos para dó menor quando Brahms reelaborou o material para a Op. 60. Em outubro de 1856, Clara Schumann viu um Andante "maravilhoso" em mi maior, que o biógrafo Ian MacDonald especula ter sido escrito como substituto do andante original e que se tornou o movimento lento da Op. 60. A tonalidade certamente faz mais sentido para uma obra em dó sustenido menor (sendo a relativa maior da tonalidade da obra) do que para uma em dó menor. Se essa especulação estiver correta, Brahms não transpôs o movimento meio tom abaixo como fez com os outros movimentos quando mudou a tonalidade para dó menor para a Op. 60. Definitivamente uma obra juvenil, sobre cujo valor Brahms permaneceu cético décadas depois.