Classical Music Forum banner

Os maiores tenores que você ouviu ao vivo e pessoalmente.

2.9K views 43 replies 13 participants last post by  Macbeth  
#1 ·
Luciano Pavarotti: da primeira vez que o ouvi, foi um momento de tirar o fôlego.
Placido Domingo: principalmente por seu vasto repertório
Franco Corelli uma voz emocionante
Mario del Monaco voz grande e nunca deixou de emocionar, especialmente em Chenier e Otello, só para citar duas interpretações.
Jon Vickers: ele possuía o papel de Floristan e foi um grande Otello.
Carlo Bergonzi voz ótima e consistente.
Jess Thomas: grande tenor Helden
Wolfgang Windgassen: idem
Juan Diego Flores: voz pequena, mas clara, bem adequada para Bel Canto.
Sanford Konya: versátil
Mechelle Molese: pilar da ópera da cidade
Tenho certeza de que há mais que esqueci, mas estes se destacam em minha memória. Infelizmente, nunca ouvi Jussi Bjorling.GPS

#3 · (Edited)
Ah, o único tenor a que realmente prestei muita atenção nas relativamente poucas apresentações ao vivo que vi, e só porque foi um recital conjunto, foi Freddie Di Tomasso. Voz ruim, sem toque e com um boné no topo, muito contraído. Não me lembro quem era Cavaradossi para Tosca de Gheorghiu, mas da minha memória eles eram ainda menos notáveis do que ela. O Pinkerton para a Butterfly de Grigorian foi horrível, sem voz alguma, menos um toque quase imperceptível em algumas notas altas. Os tenores em I vespri, Herodes em Salome, Il Trovatore etc. foram todos totalmente insignificantes como tal para deixar muito pouca memória. O tenor na apresentação de Die Walküre que vi há alguns anos estava completamente fora de sua profundidade. O que fazer com tenores que não têm voz e técnica suficientes para cantar um Nemorino satisfatório sendo forçados em papéis como Siegmund?… Então, infelizmente, não posso contribuir muito aqui, pois de todos os tipos de voz, tenores decentes são particularmente difíceis de encontrar hoje em dia. Dito isso, há alguns mencionados neste fórum que acho que posso gostar. Uma pena que Muehle já passou do auge…

Eu acho que teria gostado muito da oportunidade de ouvir aqueles listados por você, em papéis adequados, com exceção de Florez, cuja voz pequena e nasal eu realmente não gosto. Nunca ouvi falar de Molese antes.

#7 ·
Ah, o único tenor a quem realmente prestei muita atenção nas relativamente poucas apresentações ao vivo que vi e participei, e só porque era um recital conjunto, foi Freddie Di Tomasso. Voz pobre, sem timbre e com uma tampa no topo, muito contraída. Não me lembro quem era Cavaradossi para Tosca de Gheorghiu, mas da minha memória eles eram ainda menos notáveis do que ela. O Pinkerton para Butterfly de Grigorian foi horrível, sem voz alguma, menos um timbre mal perceptível em algumas notas altas. Os tenores em I vespri, Herodes em Salome, Il Trovatore etc. foram todos totalmente insignificantes como tal para deixar muito pouca memória. O tenor na apresentação de Die Walküre que vi há alguns anos estava completamente fora de sua profundidade. O que fazer com tenores que não têm voz e técnica suficientes para cantar um Nemorino satisfatório sendo forçados em papéis como Siegmund?… Então, infelizmente, não posso contribuir muito aqui, pois de todos os tipos de voz, tenores decentes são particularmente difíceis de encontrar hoje em dia. Dito isso, há alguns mencionados neste fórum que acho que posso gostar. Uma pena que Muehle já passou do auge agora…

Eu acho que teria gostado muito da oportunidade de ouvir aqueles listados por você, em papéis adequados, com exceção de Florez, cuja voz pequena e nasal eu realmente não gosto. Nunca ouvi falar de Molese antes.
Eu tive a sorte de estar vivo durante esta “idade de ouro”. Eu realmente não costumo mais ir à ópera por causa da falta de boas vozes e produções Euro trash. Ainda irei a um Meistersinger ou Frau Ohne Schatten. Molese pode ser ouvido no YouTube cantando os últimos dez minutos de Carmen com Marlyn Horne. Veja se você consegue encontrar isso, é muito bom. Sinto muito que você tenha perdido essas grandes vozes. Mas pelo menos você é, presumo, mais jovem. GPS

#6 ·
Eu estava muito atrasado para ver Corelli e del Monaco, mas acho que ouvi todos os bons tenores em São Francisco desde 1971, começando com Domingo substituindo James King em Trovatore. Bergonzi foi o grande da época. Os espanhóis estavam em voga naquela época: Aragall, Carreras, Kraus, Marti. Araiza & Villazon & Florez depois. Então Lamberti, Merighi, Pavarotti. Gedda cantou o tenor italiano em meu primeiro Der Rosenkavalier. James King e Jess Thomas em Wagner e outros papéis alemães. Mais tarde Heppner & Peter Hoffman (um bom Siegmund). Jon Vickers em alguma coisa. A maioria dos acima veio com frequência, especialmente Domingo e Pavarotti, cujas apresentações costumavam esgotar. Neil Shicoff veio raramente por causa de problemas legais, mas era elétrico. James McCracken um grande Otello, assustador para caramba. Tenho certeza que esqueci muitos outros…

#8 ·
Eu estava muito atrasado para ver Corelli e del Monaco, mas acho que ouvi todos os bons tenores em San Francisco desde 1971, começando com Domingo substituindo James King em Trovatore. Bergonzi foi o grande da época. Os espanhóis estavam em voga naquela época: Aragall, Carreras, Kraus, Marti. Araiza & Villazon & Florez depois. Então Lamberti, Merighi, Pavarotti. Gedda cantou o tenor italiano no meu primeiro Der Rosenkavalier. James King e Jess Thomas em Wagner e outros papéis alemães. Mais tarde, Heppner & Peter Hoffman (um Siegmund de boa aparência). Jon Vickers em algo. A maioria dos acima veio com frequência, especialmente Domingo e Pavarotti, cujas apresentações costumavam esgotar. Neil Shicoff veio raramente por causa de problemas legais, mas era elétrico. James McCracken um grande Otello, assustador pra caramba. Tenho certeza que esqueci muitos outros…
Ah, sim, esqueci James King! Um Lohengrin formidável. Também ouvi Hoffman, Jerusalem, Kollo, Hepner e Domingo. Além disso, como pude esquecer Gedda da minha lista! O único tenor que eu nunca gostei foi Kraus. Mas só o ouvi uma vez (talvez uma noite ruim.GPS

#16 ·
Um despejo de memória, não exaustivo e sem ordem específica:

Domingo (tenor e barítono), Roberto Alagna, Anthony Rolfe Johnson, Juan Diego Florez, Rolando Villazón, Robert Tear, Ben Heppner, Joseph Calleja, Jonas Kaufmann, Philip Langridge, Siegfried Jerusalem.

Este último foi um bônus e tanto, pois ele foi um substituto de última hora para um Warren Ellsworth doente em uma produção da ENO de Parsifal, conduzida por Reginald Goodall. Foi cantado em inglês, é claro... exceto Jerusalem, que cantou sua parte em alemão.

#17 ·
Eu não vi nem conheço Stuart Skelton. Onde ele canta? Eu vi Brownlee. Ouvi Heppner em Meistersinger várias vezes, ele estava ok. Também o ouvi na terrível produção de Lohengrin de Robert Wilson. Ele estava muito bom em sua melhor forma naquela época. Eu o ouvi em vários outros papéis; não tenho certeza, mas acho que Fidelio. Mas ali estou tão preso a Vickers que ninguém jamais fará. Me diga sobre Skeleton. Obrigado. GPS
Eu acho que Skelton foi o Siegmund no Ring de Hong Kong.

#21 ·
Ele foi Siegfried em nosso Ring de 2009, mas eu só fui à última ópera, então eu o perdi.
Obrigado pelos clipes Skeleton que você enviou. Ele é muito bom! Eu só fui à ópera de Seattle uma vez. Por volta de 1990. Eu estava com minha família em uma viagem de negócios/férias e minha esposa e eu vimos sua produção de Aida. A cena triunfante tinha os prisioneiros etíopes como pequenas figuras de chocolate em bandejas. Então, achamos a encenação boba, mas os cantores eram muito bons. É tão bom aprender uns com os outros em vez da ocasional zombaria que encontrei ocasionalmente neste site. Foi um prazer conversar com você.GPS

#23 ·
Se você está falando sobre Del Monaco tendo ouvido os dois em Otello, eu daria a vantagem para Del Monaco, embora para Domingo, Otello tenha sido sua maior performance(s). Se você está falando de Heppner, ele não era páreo para Domingo em seu auge. É sempre uma questão de "quando", ao fazer comparações. Obrigado pela conversa! GPS

Eu me lembro de uma crítica de Lohengrin de Jerusalém no Met. Sua cantoria foi elogiada, mas sua atuação foi outra questão. O crítico escreveu descaradamente que ele era rígido e parecia estar sofrendo de atraso de cisne! GPS

Obrigado pelos clipes do Skeleton que você enviou. Ele é muito bom! Eu só fui à ópera de Seattle uma vez. Por volta de 1990. Eu estava com minha família em uma viagem de negócios/férias e minha esposa e eu vimos sua produção de Aida. A cena triunfal tinha os prisioneiros etíopes como pequenas figuras de chocolate em bandejas. Então, achamos a encenação boba, mas os cantores eram muito bons. É tão bom aprender uns com os outros em vez das alfinetadas ocasionais que encontrei ocasionalmente neste site. Foi um prazer trocar mensagens de texto com você.GPS
Eu não fui, mas acho que a soprano naquela Aida era Andrea Gruber, que ouvi em sua forma gorda inicial como Chrysothemis e ela foi realmente maravilhosa. Mais tarde, ouvi-a como Minnie após a cirurgia de bypass gástrico e ela soava como outra pessoa completamente... e não para melhor. Aquela Aida foi logo depois que me mudei para cá, antes de ir muito à ópera.

#22 ·
Sinto muito GPS, mas quase parece que você está desafiando alguém que acha que os últimos 20 anos tiveram alguns cantos maravilhosos ao mencionar Michele Molese mais de uma vez 😉😁😆… Sabe, ele cantou na City Opera, certo???????? Só ouvi um trecho aqui e ali e há muito tempo, mas nada que me fizesse dizer, por que esse cara não está no Met? É verdade, Norman Treigle fez o mesmo e ele pertencia a qualquer lugar. Mas o melhor de Beczala, Calleja, Grigolo, Kaufman, este ano Romeu vs. Michel Molese???? Sério agora GPS!!!!!

PS… e sim, de nada…. Eu te dei uma chance de falar sobre Kaufman 😁😆😁😆😁👍
Eu não sei de onde você vem. Suponho que você nunca ouviu Molese. Além disso, ele está morto há 35 anos, e minhas referências remontam a 1955, não aos últimos 20 anos! E eu menciono Molese porque sempre acreditei que ele deveria ter sido mais reconhecido. Foi seu temperamento que o impediu. E eu realmente não tenho interesse em comentar sobre cantores de segunda e terceira categoria.GPS
Infelizmente, o único tenor a quem realmente prestei muita atenção nas relativamente poucas apresentações ao vivo que vi, e só porque foi um recital conjunto, foi Freddie Di Tomasso. Voz ruim, sem timbre e com uma tampa no topo, muito contraída. Não me lembro quem era Cavaradossi para a Tosca de Gheorghiu, mas, de memória, eles eram ainda menos notáveis ​​do que ela. O Pinkerton para a Butterfly de Grigorian foi horrível, sem voz alguma, menos um timbre mal perceptível em algumas notas agudas. Os tenores em I vespri, Herodes em Salome, Il Trovatore etc. foram todos totalmente insignificantes para deixar muito pouca memória. O tenor na apresentação de Die Walküre que vi há alguns anos estava completamente fora de sua profundidade. O que fazer com tenores que não têm voz e técnica suficientes para cantar um Nemorino satisfatório sendo forçados a papéis como Siegmund?… Então, infelizmente, não posso contribuir muito aqui, pois tenores decentes são particularmente difíceis de encontrar hoje em dia. Dito isso, há alguns mencionados neste fórum que acho que posso gostar. Uma pena que Muehle tenha passado do seu auge agora…

Eu acho que teria gostado muito da oportunidade de ouvir os listados por você, em papéis adequados, com exceção de Florez, cuja voz pequena e nasal eu realmente não gosto. Nunca ouvi falar de Molese antes.
Tenho que concordar com você sobre Flores. Eu o ouvi em algumas das casas menores da Europa, onde ele não precisava se esforçar tanto quanto no met.GPS

#32 ·
Eu não sei de onde você vem. ……, minhas referências não são os últimos 20 anos…….Eu menciono Molese porque sempre acreditei que ele deveria ter sido mais reconhecido. Foi seu temperamento que o impediu… E eu realmente não tenho interesse em comentar sobre cantores de segunda e terceira categoria. GPS” ……
Então, até sua frase final, eu estava inclinado a pensar que você está certo. Eu tenho uma defesa um pouco instintiva do canto operístico atual. Eu não insisto que seja um período tão forte quanto os anos 50 e 60, mas estou ciente e grato por ter experimentado alguns dos maiores cantos em meus 50 anos de vida operística, nas últimas duas décadas!

Então, “de onde eu venho” é uma defesa consistente do canto operístico que ocorreu nos últimos 20 anos e uma insistência de que houve um canto magnífico nesse tempo!!

E estou feliz em dizer que sinto que o tom da crítica sobre o canto recente no TC soou muito menos vitriólico recentemente e acho mais agradável de ler. Reconheço que muitos não se importam, e não quero que as opiniões de ninguém sejam sufocadas. Mas o tom tem sido muito melhor. Nesta mesma linha, Op123 está dando uma clara expressão do que ele acha que está faltando, sem qualquer hipérbole!

Você indicou uma visão negativa sobre o canto recente. Mas, na verdade, sua declaração foi expressa de forma muito razoável, então sou culpado de reagir exageradamente…… isso é até sua última frase???!!??!

“E eu realmente não tenho interesse em comentar sobre cantores de segunda e terceira categoria.GPS”

Eu presumo que esse é o grupo que eu listei???? E quem eu disse que era bom quando estava no seu melhor???

Se eu estiver lendo isso corretamente, estou de volta ao ponto de partida. Quando Molese cantou, Domingo, Carreras, Mauro, Goeke, Hadley, DiGiusseppe et al vieram da City Opera para o Met. Era uma empresa alimentadora! Mas não Molese. Acabei de ouvir recondita armonia e a ária de Fausto no youtube. Um tenor operístico profissional claro que eu poderia ver qualquer pessoa apreciando, mas com um trêmulo, um som duro no importantíssimo meio superior e um dó agudo gutural. Eu não mencionaria nada disso se você não dissesse que o grupo de tenores que mencionei, que dominou o mundo da ópera em sua época, era de segunda e terceira categoria.

#26 ·
Luciano Pavarotti: a primeira vez que o ouvi foi um momento de tirar o fôlego.
Placido Domingo: principalmente por seu vasto repertório
Franco Corelli uma voz emocionante
Mario del Monaco voz grande e nunca deixou de emocionar, especialmente em Chenier e Otello, para citar apenas duas interpretações.
Jon Vickers: ele possuía o papel de Floristan e foi um grande Otello.
Carlo Bergonzi voz grande e consistente.
Jess Thomas: grande tenor Helden
Wolfgang Windgassen: idem
Juan Diego Flores: voz pequena, mas clara, bem adequada para Bel Canto.
Sanford Konya: versátil
Mechelle Molese: pilar da ópera da cidade
Tenho certeza de que há mais que esqueci, mas estes se destacam em minha memória. Infelizmente, nunca ouvi Jussi Bjorling.GPS
Que fórum maravilhoso para falar sobre cantores que amamos e alguns que odiamos.

Meus favoritos:
Franco Corelli. Ouvi-o pela primeira vez no início dos anos 60 fazendo Turandot com Nillson e Licea Albanese. Também o ouvi em Don Carlo em Paris em 1964. Achei-o estupendo. Uma grande voz que ressoava na ópera. Além disso, ele era muito mais musical do que os críticos permitiam na época. Há apenas um ou dois anos, eu estava ouvindo o canal da ópera Met no Sirius (não mais disponível em seu carro) e o ouvi fazer um maravilhoso Rhadames. Ele realmente soava como um guerreiro - un vero guerriero! Não acho que tenhamos alguém como ele hoje. Ele faz muita falta.

John Vickers. Eu só o ouvi uma vez ao vivo e foi um Sampson no Met. Simplesmente ótimo. Ele derrubou a casa, bem como o templo. Ele podia atuar e cantar. O pacote inteiro.

Carlo Bergonzi. Eu o ouvi apenas uma vez. Ele saiu da aposentadoria para substituir um tenor indisposto na SF Opera. Acho que foi Ballo. Sua presença de palco era quase zero, mas seu canto era glorioso. Cada ária tinha uma linha clara passando por ela. Ele não tinha muita voz sobrando, mas causou uma grande impressão em mim e em toda a plateia.

Pavarotti. Não há muito a dizer que outros não tenham dito. Gostaria apenas de ressaltar que, quando era mais jovem, ele era - apesar de sua circunferência - muito leve nos pés. Ele foi um Rodolfo formidável. Também o ouvi cantando algumas canções de Tosti em um Met Gala. Puro charme!

Meus não-favoritos:

Chris Merritt. Um cantor que sempre desprezei. Eu o ouvi em SF em The Sicilian Vespers e tudo o que ele fez foi gritar. Eu o ouvi anos depois em St. Francis de Messiaen e ele ainda estava gritando. Deus sabe por que alguém o deixou subir no palco.

Aqueles que nunca ouvi, mas gostaria de ter ouvido. Lamento muito nunca ter ouvido Bjorling ou Fritz Wunderlich!

Juan Diego Flores. Não é um cantor ruim em si, mas um que canta papéis muito acima de seu nível real. Ele tem uma voz pequena e perfeitamente comum. Ele teria sido um excelente comprimário, mas nunca teve a voz para papéis importantes em nenhuma das grandes casas de ópera.

#28 ·
Que fórum maravilhoso para falar sobre cantores que amamos e alguns que odiamos.

Meus favoritos:
Franco Corelli. Ouvi-o pela primeira vez no início dos anos 60, fazendo Turandot com Nillson e Licea Albanese. Também o ouvi em Don Carlo em Paris em 1964. Achei-o estupendo. Uma grande voz que ecoava na ópera. Além disso, ele era muito mais musical do que os críticos permitiam na época. Há apenas um ou dois anos, eu estava ouvindo o canal de ópera do Met no Sirius (não mais disponível em seu carro) e o ouvi fazer um Rhadames maravilhoso. Ele realmente soava como um guerreiro - un vero guerriero! Não acho que tenhamos alguém como ele hoje. Ele faz muita falta.

John Vickers. Eu só o ouvi uma vez ao vivo e foi um Sampson no Met. Simplesmente ótimo. Ele derrubou a casa, bem como o templo. Ele podia atuar e cantar. O pacote inteiro.

Carlo Bergonzi. Eu o ouvi apenas uma vez. Ele saiu da aposentadoria para substituir um tenor indisposto na SF Opera. Acho que foi Ballo. Sua presença de palco era quase zero, mas seu canto era glorioso. Cada ária tinha uma linha clara passando por ela. Ele não tinha muita voz sobrando, mas causou uma grande impressão em mim e em toda a plateia.

Pavarotti. Não há muito a dizer que outros não tenham dito. Gostaria apenas de ressaltar que, quando era mais jovem, ele era - apesar de sua corpulência - muito leve nos pés. Ele foi um Rodolfo formidável. Também o ouvi cantando algumas canções de Tosti em um Met Gala. Puro charme!

Meus não-favoritos:

Chris Merritt. Um cantor que sempre desprezei. Eu o ouvi em SF em The Sicilian Vespers e tudo o que ele fez foi gritar. Eu o ouvi anos depois em St. Francis de Messiaen e ele ainda estava gritando. Deus sabe por que alguém o deixou subir no palco.

Aqueles que eu nunca ouvi, mas gostaria de ter ouvido. Lamento seriamente nunca ter ouvido Bjorling ou Fritz Wunderlich!

Juan Diego Flores. Não é um cantor ruim em si, mas um que canta papéis muito acima de seu nível real. Ele tem uma voz pequena e perfeitamente comum. Ele teria sido um excelente comprimário, mas nunca teve a voz para papéis importantes em nenhuma das grandes casas de ópera.

Ótimo comentário. Você ouviu cantores realmente ótimos. Tão triste que hoje e há algum tempo não ouvimos seus iguais. Isso, juntamente com uma encenação horrível, particularmente no Met, tem me impedido de fazer assinaturas. No passado, eu tinha duas assinaturas a cada temporada no Met e frequentava óperas regionais e óperas na Europa. Agora, só tenho boas lembranças e gravações. Não há nada como ouvir grandes vozes pessoalmente. GPS

#39 ·
Da minha experiência bastante curta, o mais impressionante de longe é Piotr Beczala. Consegui lugares na PRIMEIRA fila para um recital e me arrependi. Ele estava cantando a cerca de 4 metros na nossa frente, 5 no máximo. Meus ouvidos quase doíam em alguns momentos e eu tive que reprimir o instinto de cobri-los, pois eu estava obviamente à vista dele. Era volume demais. Eu me perguntava como os cantores de ópera conseguem fazer duetos de amor típicos encostando a cabeça um no outro. E se isso não bastasse, dois dias depois ele cancelou uma apresentação porque testou positivo para COVID, então descobriu-se que eu não o ouvi em sua melhor forma...

Outro que realmente me impressionou é Xabier Anduaga. Antes de irmos vê-lo em Puritani, eu só o tinha ouvido no YT e assim, e não fiquei particularmente entusiasmado, pensei, bem, apenas mais um jovem tenor com notas altas fáceis. Me lembrou Flórez e em gravações de algumas apresentações anteriores me deu a mesma impressão de Flórez; tenor leve nasal. Mas não, na casa eu não percebi nenhuma nasalidade, pelo menos não de uma forma que se pudesse realmente apontar. Acredito que sua técnica evoluiu bastante rápido. E ele não é realmente leggero, acho que ele é realmente um jovem tenor lírico.

Claro, ele ainda tem que fazer algum polimento, porque o que me impressionou foram suas qualidades vocais, ele não foi o tenor Puritani mais refinado que você já ouviu. Ele scoopa muito e, depois de ouvi-lo em Lakmé no rádio, ele realmente deveria trabalhar sua dicção francesa.

A questão é que, depois de ouvi-lo ao vivo, estou realmente interessado em acompanhar sua carreira, porque sua voz é, Oh! a voz é LINDA e poderosa, com um topo vibrante. Ele não soa constrito como Flórez e, como eu disse, também não tão leve.
Obrigado pela contribuição.. você poderia me dizer onde ele está se apresentando atualmente? Pela sua descrição, eu adoraria ouvi-lo pessoalmente. GPS