Classical Music Forum banner

Ciclo ideal de sinfonias de Brahms

30K views 104 replies 43 participants last post by  BlackAdderLXX  
#1 · (Edited)
Tenho ouvido muitas gravações de sinfonias de Brahms no mês passado. A minha escolha para uma ilha deserta será sempre Furtwängler na edição Music & Arts (embora eu prefira marginalmente a 4ª de Wiesbaden de 1949 em relação ao relato da guerra). No entanto, concentrei-me este mês principalmente em ouvir gravações estéreo.

No som moderno, concluí o seguinte como um ciclo ideal das sinfonias:

Sinfonia nº 1 - Leonard Bernstein/VPO (1983)

Image

Provavelmente uma escolha controversa para muitos, esta resumiu-se à paixão desenfreada de Lenny e à angústia que ele encontra na partitura. É tão cativante que me vi a esquecer se os andamentos de certas secções eram convencionais ou não e simplesmente a deixar-me levar. Acho que esta sinfonia em particular precisa desse tipo de tratamento épico.

Outras escolhas:

Karajan/BPO '64
Horenstein/LSO
Walter/CSO
Klemperer/PO
Bohm/BPO '60

Sinfonia nº 2 - Herbert von Karajan/BPO (1986)

Image

A abordagem exuberante e mais suave de Karajan para mim funciona melhor na 2ª do que na 1ª. Na sua última gravação digital, é na verdade bastante ideal. E, no entanto, isso também representa uma das gravações mais inspiradas que ele fez com a BPO, com um final emocionante.

Outras escolhas:

Bernstein/VPO
Klemperer/PO
Walter/CSO

Sinfonia nº 3 - Claudio Abbado/BPO (1989)

Image

Ouvi esta gravação ridicularizada como lenta em alguns círculos, mas discordo totalmente. Tem uma mistura perfeita entre um som exuberante e opulento e energia. O famoso terceiro andamento Poco Allegretto é perfeitamente julgado, e os andamentos externos são maravilhosamente animados.

Outras escolhas:

Cantelli/PO
Kempe/BPO
Van Beinum/RCO
Jochum/LSO

Sinfonia nº 4 - Carlos Kleiber/VPO (1980)

Image

Revisitar esta versão famosa lembra-me porque é considerada uma das maiores gravações de Brahms de todos os tempos. A intensidade nas secções rápidas dispensa comentários, mas também há uma beleza requintada em todo o lado. Gosto ainda mais disto do que do aclamado Beethoven de Kleiber.

#2 · (Edited)
Estas são todas boas escolhas. Acho que o ciclo dos anos 80 de Karajan é realmente excelente de 1 a 4. O final do 1º me dá arrepios.

Mas no que diz respeito à minha audição, o ciclo ao qual mais retorno tem sido esta interpretação de alta resolução 96k/24b do ciclo dos anos 60 de Karajan:

Está disponível no HDTracks por um preço bastante razoável.

Eu me pergunto o que as pessoas pensam das interpretações de Gardiner. Elas... machucam um pouco meu cérebro.

#12 ·
Estas são todas boas escolhas. Acho que o ciclo dos anos 80 de Karajan é realmente excelente de 1 a 4. O final do 1º me dá arrepios.

Mas no que diz respeito à minha audição, o ciclo ao qual mais retorno tem sido esta interpretação de alta resolução 96k/24b do ciclo dos anos 60 de Karajan:

View attachment 117855

Está disponível no HDTracks por um preço bastante razoável.

Eu me pergunto o que as pessoas pensam das interpretações de Gardiner. Elas... machucam um pouco meu cérebro.
Não foi possível encontrar. Você poderia fornecer um link?

#4 ·
Sim, um ciclo ideal de sinfonias de Brahms seria...(prende a respiração)

• Like
Reactions: ClassicalWanderer
#11 · (Edited)
Sinfonia nº 1: Klemperer/Philharmonia e Van Beinum/Amsterdam (Royal) Concertgebouw
Sinfonia nº 2: Walter/Columbia Symphony (embora eu prefira a interpretação de Walter/New York Philharmonic em mono*); Kertesz/London Symphony e Klemperer/Philharmonia
Sinfonia nº 3: Kempe/Berliner Philharmoniker
Sinfonia nº 4: Walter/Columbia Symphony; Van Beinum/Amsterdam (Royal) Concertgebouw; Klemperer/Philharmonia e Kurt Sanderling/Dresdner Staatskapelle

#15 · (Edited)
Quando há mais de uma versão mencionada, sem ordem de preferência necessária:

Sinfonia nº 1: Klemperer/Philharmonia (estéreo) e Van Beinum/Amsterdam (Royal) Concertgebouw (estéreo)
Sinfonia nº 2: Walter/New York Philharmonic (mono)
Sinfonia nº 3: Kempe/Berlin Philharmonic (estéreo)
Sinfonia nº 4: Walter/Columbia Symphony (estéreo); Van Beinum/Amsterdam (Royal) Concertgebouw (estéreo) e Kurt Sanderling/Dresden Staatskapelle (estéreo)
Boa escolha para o 3º de Kempe. Esse é um dos conjuntos estéreo mais sólidos que existem, bem ali com Abbado, Jochum, Karajan, Walter e Klemperer. Van Beinum também é ótimo, embora eu ache que o 2º seja mono.

Os maiores conjuntos pré-estéreo que conheço são Furtwängler (Music & Arts), Weingartner, o ciclo NBC de 1942-43 de Toscanini (Music & Arts), Jochum/BPO (DG) e Walter/NYPO.

#16 ·
Lista interessante, Brahmsianhorn. Terei que revisitar a 1ª de Bernstein. Comprei esse conjunto há algum tempo e gostei, mas não amei, na época de qualquer maneira. Concordo com suas escolhas, bem como com as dos outros cartazes, mas estou surpreso por não ver Gunter Wand mencionado, que é um bom maestro de Brahms. Eu também amo Skrowaczewski, mas ele pode ser muito 'tranquilo' para alguns gostos.

#41 ·
.....Estou surpreso por não ver Gunter Wand mencionado, que é um excelente maestro de Brahms.
Eu mencionei seu Brahms #1 com Chicago - ótima gravação...

Eu também amo Skrowaczewski, mas ele pode ser muito 'lento' para alguns gostos.
O melhor Brahms #3 que já ouvi foi ao vivo no Saratoga Performing Arts Center há muitos anos - Skrowaczewski/Filadélfia...

eles entenderam tudo...

#21 ·
Wow, just listened to Beecham's RPO 2nd on EMI. It is off the charts good and in excellent sound. One of the best I've heard.
Ajude-me se puder.......a gravação que você menciona é a apresentação do Festival de Edimburgo de 1957 no selo da BBC que é acoplada com a 2ª de Beethoven....Não consigo encontrar uma gravação da EMI!

#24 · (Edited)
Gosto de todas as gravações que você mencionou de Bhs, exceto uma. Nunca consegui apreciar o ciclo VPO de Bernstein (da mesma forma que não gosto do seu ciclo LvB VPO). É muito difícil escolher gravações individuais, pois costumo tocar Brahms em ciclos. Atualmente, estou revisitando Dohnanyi e Cleveland (um conjunto excelente que alguns gostarão por suas qualidades brilhantes, nítidas e impulsionadas, enquanto outros podem achá-lo um pouco magro demais para seus gostos). O 4º de Kleiber é definitivamente uma gravação especial, e o 1º de Jochum, o 4º de Van Beinum, o 3º de Levine em Chicago e o soberbo 3º de Sanderling são incríveis. Tenho tantos ciclos de Brahms que é difícil escolher os favoritos, para ser sincero. No entanto, eu gostaria de instar as pessoas a experimentar o ciclo de Belohlavek. É bastante rústico (quase Dvorakiano em algumas partes) e recebeu algumas críticas marmite após o lançamento, mas a execução da PO Tcheca é uma delícia. Como eu disse, alguns vão adorar seus tempos bastante tradicionais e a execução magnífica, enquanto outros não vão gostar... Experimente. Você também não pode errar com os primeiros (ou segundos) ciclos de Walter. Walter tem uma maneira realmente terna com Brahms que é muito bonita às vezes. Levine sempre foi meu conjunto preferido, e Wand e Skrowaczewski são consistentemente fantásticos.

#26 · (Edited)
Bom tópico, Brahmsianhorn!

Fiquei realmente impressionado com o andante de:

Esta gravação em particular deste andante de Brahms 3 resume totalmente Brahms para mim.

Eu amo Brahms 2 (DVD) de Kleiber e, claro, concordo com você sobre o 4º enérgico de Kleiber

3 como um todo, eu sempre tenho Karajan 63 como meu número um

Eu vou ouvir Abbado, pois ele é tão amplamente recomendado aqui. Eu não vi nenhuma gravação de Wand aqui, eu gosto do estilo dele e também vou mergulhar no Brahms de Wand. Em uma primeira audição de Brahms 1, primeira parte, prefiro Wand a Abbado e Bernstein.

Quanto a Brahms 1, eu simplesmente não encontrei minha gravação favorita de todos os tempos.

#27 · (Edited)
Eu não sou fã do 3º ou 4º de LB. Demasiado forçado para mim, especialmente o 3º. O 2º é uma interpretação mais natural.

Como eu disse antes, o 1º de LB apresenta um caso especial para mim. Há momentos - mais infamemente na coda final - em que as flutuações de tempo são tão diferentes da norma que são surpreendentes. Mas se você suspender as preconcepções, acho que este é realmente um dos maiores 1ºs. Há uma angústia e profundidade que você não encontra na maioria das outras gravações. Para uma sinfonia modelada após a 9ª de Beethoven, acho que isso funciona muito bem.

Vá para Karajan '64 para ouvir uma interpretação convencional de primeira linha. Vá para Bernstein para ouvir as emoções apaixonadas da obra totalmente reveladas.

#31 · (Edited)
A gravação do nº 4 que está incluída no ciclo Karajan dos anos 80 é na verdade a gravação do ciclo dos anos 60. Ou ele não teve tempo, ou ele achou que a gravação de Kleiber deveria ir para lá. De qualquer forma, eu ficaria feliz com Abbado ou Karajan dos anos 60 123 e Kleiber 4.

#35 ·
A gravação do nº 4 que está incluída no ciclo Karajan dos anos 80 é, na verdade, a gravação do ciclo dos anos 60. Ou ele não teve tempo, ou ele achou que a gravação de Kleiber deveria ir para lá. De qualquer forma, eu ficaria feliz com Abbado ou Karajan dos anos 60 123 e Kleiber 4.
Karajan gravou a 4ª nos anos 80. Por alguma razão, ela não foi colocada naquela coleção (soa soberbo).https://www.amazon.com/Brahms-Symphony-No-Minor-Op/dp/B003R8V4L6/

#32 ·
A nossa adoração por cada movimento da batuta de Kleiber deve-se ao facto de não haver tantas gravações dele? Sou frequentemente indiferente ou pior em relação às gravações de Kleiber frequentemente elogiadas (acho que a sua Inacabada de Schubert é vulgar em comparação com muitas outras e a sua Schubert 3 é profundamente antipática à música, por exemplo), mas concordo que a sua Brahms 4 é uma grande obra. Mas outras. Não varre tudo e é, em qualquer caso, uma interpretação bastante individual. Ele procura emoções... e consegue-as.

#33 ·
A nossa adoração por cada movimento da batuta de Kleiber é porque as suas gravações não foram tantas? Muitas vezes sou indiferente ou pior em relação às gravações de Kleiber frequentemente elogiadas (acho que a sua Inacabada de Schubert é vulgar em comparação com muitas outras e a sua Schubert 3 é profundamente antipática à música, por exemplo), mas concordo que a sua Brahms 4 é ótima. Mas outras. Não varre tudo e é, em qualquer caso, uma interpretação bastante individual. Ele procura emoções... e consegue-as.
É tudo uma questão de gosto;)

#38 ·
^ Eu não acho que isso esteja certo. Gosto é sobre discriminar. O que você está descrevendo é mais como adoração. Tudo bem, mas se isso faz com que outras visões sejam perdidas ou ignoradas, então isso o empobrece.
Você está entendendo errado aqui. Toda escolha ou preferência é discriminatória, seja aqui por uma ou outra gravação. Como você e eu obviamente temos gostos diferentes, ambos estamos ignorando outras visões e acabamos com nossas próprias visões. Assim é a vida. Torna-se um pouco estranho, se não triste, quando você está tentando considerar seu próprio gosto superior ao meu (ou de qualquer outra pessoa). Como se seu gosto fosse 'melhor' que o meu.:lol:

#39 ·
^ Não, na verdade, eu só estou respondendo às suas palavras. Você descreveu adoração quando disse

O gosto é irracional, permanece sempre a bordo e é decisivo no que se supõe serem sucessos e fracassos
Estou apenas descrevendo meu gosto ao dizer que reverencio algumas de suas gravações (mas não acima de todas as outras) e não gosto de algumas outras. Você pode discordar disso. Tudo bem. Mas a razão pela qual comecei a postar sobre Kleiber é porque me sinto desconfortável com a ideia de que ele não tem igual. Eu discordo desse sentimento e também sinto que ele não pode ser sustentado. Eu sempre me sinto desconfortável com a ideia de que existe um "melhor" para obras-primas muito gravadas. A ideia parece rejeitar a grandeza da música que tem tanto em si que nenhum relato pode captar tudo.

Também argumentei que muitas das gravações de Kleiber nem chegam perto de estar entre as melhores. Você pode discordar disso, o que é justo.

#40 · (Edited)
Skrowaczeski e os dois ciclos de Sanderling (Kurt em Dresden e Berlim).......se é de facto uma questão de gosto, então são os três ciclos que eu tocaria com maior frequência, juntamente com Mackerras.

Eu acho interessante como as opiniões e percepções variam. Minha exposição inicial ao 2º foi com Giulini e o VPO e a obra nunca realmente 'clicou' - e ainda assim eu agora leio vários comentários sobre esse ciclo que são muito apreciativos.

(oh e Bruno Walter e a gravação da 2ª e 3ª da CSO)

e eu esqueci de mencionar Michael Gielen.

• Like
Reactions: Merl
#43 ·
^ Como expliquei, não considero as interpretações gravadas de grandes músicas como tendo uma melhor. Escolher uma, rejeitando todas as outras, envolve perder muita coisa. E abordar a grande música como tendo uma maneira prescrita - "é assim que deve ser" - é uma simplificação grosseira do que a grande música pode ser. Observei que a Brahms 4 de Kleiber é uma ótima gravação, mas outras que nos dizem coisas diferentes sobre a música. Dê-me uma rica variedade de performances bem-sucedidas todos os dias.

#44 ·
Choosing one by rejecting all others involves missing so much.
Não acho que alguém esteja dizendo isso. De cabeça, as gravações da 4ª de Brahms na minha estante incluíam 4 Furtwänglers, 3 Toscaninis, Weingartner, Stokowski, De Sabata, Reiner, 2 Walters, Klemperer, Kleiber, 2 Jochums, Barenboim, Abbado e um Van Beinum a ser encomendado em breve.

Celebrar os méritos e a grandeza de uma gravação em particular não significa que todas as outras percam sua importância.

#46 ·
Eu também tenho um problema em classificar gravações em geral. Prefiro agrupá-las em um nível superior, que pode ser decididamente elástico em tamanho. Meu nível superior da 4ª de Brahms, por exemplo, incluiria pelo menos 10 gravações, tenho certeza, provavelmente mais, mas não tento classificá-las dentro desse grupo, pois amo todas por diferentes razões. No entanto, esses tipos de discussões são muito úteis para apontar gravações com as quais não estou familiarizado ou que não ouvi há muito tempo, e é sempre fascinante ver como as pessoas podem ouvir a mesma performance de maneira diferente.