Tenho ouvido muitas gravações de sinfonias de Brahms no mês passado. A minha escolha para uma ilha deserta será sempre Furtwängler na edição Music & Arts (embora eu prefira marginalmente a 4ª de Wiesbaden de 1949 em relação ao relato da guerra). No entanto, concentrei-me este mês principalmente em ouvir gravações estéreo.
No som moderno, concluí o seguinte como um ciclo ideal das sinfonias:
Sinfonia nº 1 - Leonard Bernstein/VPO (1983)
Provavelmente uma escolha controversa para muitos, esta resumiu-se à paixão desenfreada de Lenny e à angústia que ele encontra na partitura. É tão cativante que me vi a esquecer se os andamentos de certas secções eram convencionais ou não e simplesmente a deixar-me levar. Acho que esta sinfonia em particular precisa desse tipo de tratamento épico.
Outras escolhas:
Karajan/BPO '64
Horenstein/LSO
Walter/CSO
Klemperer/PO
Bohm/BPO '60
Sinfonia nº 2 - Herbert von Karajan/BPO (1986)
A abordagem exuberante e mais suave de Karajan para mim funciona melhor na 2ª do que na 1ª. Na sua última gravação digital, é na verdade bastante ideal. E, no entanto, isso também representa uma das gravações mais inspiradas que ele fez com a BPO, com um final emocionante.
Outras escolhas:
Bernstein/VPO
Klemperer/PO
Walter/CSO
Sinfonia nº 3 - Claudio Abbado/BPO (1989)
Ouvi esta gravação ridicularizada como lenta em alguns círculos, mas discordo totalmente. Tem uma mistura perfeita entre um som exuberante e opulento e energia. O famoso terceiro andamento Poco Allegretto é perfeitamente julgado, e os andamentos externos são maravilhosamente animados.
Outras escolhas:
Cantelli/PO
Kempe/BPO
Van Beinum/RCO
Jochum/LSO
Sinfonia nº 4 - Carlos Kleiber/VPO (1980)
Revisitar esta versão famosa lembra-me porque é considerada uma das maiores gravações de Brahms de todos os tempos. A intensidade nas secções rápidas dispensa comentários, mas também há uma beleza requintada em todo o lado. Gosto ainda mais disto do que do aclamado Beethoven de Kleiber.
No som moderno, concluí o seguinte como um ciclo ideal das sinfonias:
Sinfonia nº 1 - Leonard Bernstein/VPO (1983)

Provavelmente uma escolha controversa para muitos, esta resumiu-se à paixão desenfreada de Lenny e à angústia que ele encontra na partitura. É tão cativante que me vi a esquecer se os andamentos de certas secções eram convencionais ou não e simplesmente a deixar-me levar. Acho que esta sinfonia em particular precisa desse tipo de tratamento épico.
Outras escolhas:
Karajan/BPO '64
Horenstein/LSO
Walter/CSO
Klemperer/PO
Bohm/BPO '60
Sinfonia nº 2 - Herbert von Karajan/BPO (1986)

A abordagem exuberante e mais suave de Karajan para mim funciona melhor na 2ª do que na 1ª. Na sua última gravação digital, é na verdade bastante ideal. E, no entanto, isso também representa uma das gravações mais inspiradas que ele fez com a BPO, com um final emocionante.
Outras escolhas:
Bernstein/VPO
Klemperer/PO
Walter/CSO
Sinfonia nº 3 - Claudio Abbado/BPO (1989)

Ouvi esta gravação ridicularizada como lenta em alguns círculos, mas discordo totalmente. Tem uma mistura perfeita entre um som exuberante e opulento e energia. O famoso terceiro andamento Poco Allegretto é perfeitamente julgado, e os andamentos externos são maravilhosamente animados.
Outras escolhas:
Cantelli/PO
Kempe/BPO
Van Beinum/RCO
Jochum/LSO
Sinfonia nº 4 - Carlos Kleiber/VPO (1980)

Revisitar esta versão famosa lembra-me porque é considerada uma das maiores gravações de Brahms de todos os tempos. A intensidade nas secções rápidas dispensa comentários, mas também há uma beleza requintada em todo o lado. Gosto ainda mais disto do que do aclamado Beethoven de Kleiber.