Classical Music Forum banner

Pastoral - Boa gravação?

17K views 36 replies 25 participants last post by  doctorjohn  
#1 ·
Olá,

Estou à procura de um bom CD da sinfonia Pastoral, um que não seja apenas uma boa performance, mas também uma boa gravação.

Um onde eles não tinham uma enorme manta em frente à orquestra, um onde a gama dinâmica não foi adulterada, bem, não muito.

Recentemente comprei uma gravação de um conjunto de jazz de Largo em 2003 chamada 'Fables of lost time', a música é desafiadora, mas a gravação é absolutamente soberba. Em vez de aumentar o volume em cerca de 1/3, por exemplo, para esta gravação é cerca de 1/8. A clareza é incrível e a separação estéreo de tirar o fôlego e é um grande conjunto.

Algumas das gravações clássicas que tenho e pelas quais paguei muito dinheiro são uma porcaria em comparação.

Jim

G
#2 ·
Estou assumindo que você se refere à 6ª de Beethoven?

Existem algumas recomendações que eu faria.

Primeiro, há George Szell/Cleveland Orchestra. Szell foi brilhante com as sinfonias de Beethoven, e não acho que você ficará desapontado.

No entanto, se você realmente quer um som estelar e claro, bem como uma performance soberba, então você realmente precisa ir para Osmo Vanska/Minnesota Orchestra no selo BIS. As gravações da BIS são geralmente de primeira linha. Se me lembro bem, esta também é uma versão SACD, então, se você tiver um player SACD, poderá obter esse nível extra de sonoridade incrível. No entanto, pode ser reproduzido, e soa incrível, em um player de CD normal. Altamente recomendado.

Além disso, embora eu não tenha ouvido sua gravação da 6ª, o ciclo de sinfonias de Beethoven de Paavo Jarvi também é excelente com a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen. Eu só tenho sua gravação da 5ª e 1ª, mas posso dizer que o som e a gravação também são maravilhosos.

Vanska é minha principal escolha, mas o Szell é um lançamento de preço acessível, mas não deixe que o preço o afaste (menos de US$ 10), porque este não é um fracote.

#3 ·
Apaixonei-me pelas minhas gravações John Eliot Gardiner das sinfonias de Beethoven. Estas são HIP, por isso não sei o que pensa sobre isso, mas há uma clareza e nuance incríveis que brilham nestas gravações por causa disso nos instrumentos (executados maravilhosamente!). A engenharia é excelente, com compressão absolutamente mínima.

• Like
Reactions: Granate
#5 ·
Caro Mike e Terráqueo,

Eu tentei todas as suas recomendações no eBay e a de Paavo Jarvi foi listada.

Eu ouvi hoje à noite e bem, caramba, eu vejo o que você quer dizer, 'que disco' como Geoffrey Smith diz ocasionalmente.

Muito bom desempenho, como se, bem não, eu estava ouvindo pela primeira vez e a qualidade é soberba, melhor do que vinil, nunca pensei que diria isso!!

Uma coisa que me surpreendeu foi que, quando fica um pouco alto, não embaça, eu pensei que eram minhas pequenas caixas de som Needle com defeito, mas não, são as gravações ruins que eu tenho.

Gostaria de pedir mais conselhos quando for comprar outra coisa, mas não quero ocupar muito espaço aqui ou tempo seu, tudo bem?

Muito, muito obrigado - Jim

#6 ·
Eu gostaria de pedir mais conselhos quando for comprar outra coisa, mas não quero ocupar muito espaço aqui ou tempo seu, tudo bem?

Muitos, muitos obrigado - Jim
Uma das coisas perigosas sobre este fórum ;) é que ele me encoraja a procurar mais (bom para meus ouvidos, não tão bom para minha carteira LOL). De forma alguma, pedir recomendações *aqui* é bom porque outros também podem pegar algo novo. :) Não posso dizer quantas coisas eu consegui (ou adicionei à minha lista de desejos) desde que cheguei a este fórum!

#33 ·
Os favoritos são Bruno Walter e Nicolaus Harnoncourt. Até Gardiner é bom.
Também gosto da gravação de Harnoncourt. Não sei a qual você se refere, mas a minha melhor é a da Orquestra de Câmara da Europa. A execução da orquestra não soa tão bem quanto a das grandes orquestras, mas os detalhes revelados por um tempo um tanto lento são um destaque bastante único da gravação.

#10 ·
Mackerras com RLPO. Emparelhado com uma boa performance da 4ª, é um achado absoluto em um determinado mercado no momento. Embora não seja uma orquestra ou performance 'de época', há, no entanto, uma leveza orgânica que faz um contraste agradável com uma ou duas das gravações mais 'peso-médio' que eu tenho.

• Like
Reactions: Templeton
#13 · (Edited)
Você pode querer conferir o recém-"reinventado" Bernard Haitink, agora inclinado para a direção HIP, tocando com a London Symphony Orchestra, ao vivo. IMO, este é um ciclo soberbo com uma Pastoral realmente excelente. Ótima sonoridade. Você pode transmiti-lo gratuitamente se for membro do Amazon Prime, ou os MP3s custam apenas quatorze dólares.

#15 ·
Eu gosto de Zinman. Quer dizer, quem tem tempo para “passeios tranquilos” como os de Walter? Preciso sair, calçar meus tênis de treino e fazer meu circuito de seis quilômetros em 45 minutos. Posso fazer isso sem suar muito, então há tempo de sobra para voltar ao escritório e decidir quem promover, quem demitir, coisas importantes como essa.

#17 ·
Norrington é geralmente bastante inconstante, mas o 6º seguinte é extraordinário...Roger Norrington - Radiosinfonieorchester Stuttgart (2003)

• Like
Reactions: Merl
#19 ·
#20 · (Edited)
O Melhor:

Bernard Haitink, London Symphony Orchestra ao vivo. A gravação de Haitink da 6ª com a LSO é uma melhoria dramática em relação à sua gravação anterior da RCO na Phillips. Os tímpanos de Haitink são particularmente eficazes na tempestade (sem se conter aqui). A qualidade do som também é excelente (embora esteja ciente de que foi gravado de um concerto ao vivo e é uma gravação DSD de alta densidade, disponível em um formato SACD híbrido). Então, Haitink seria uma das minhas principais escolhas entre as gravações da era digital; embora seja avisado que tem alguns elementos HIP, interpretativamente, que podem não ser do agrado de todos:

https://www.prestoclassical.co.uk/classical/products/7944791--beethoven-symphonies-nos-2-6

https://www.amazon.com/Symphonies-N...U/ref=sr_1_6?s=music&ie=UTF8&qid=1513033477&sr=1-6&keywords=Haitink+beethoven+6

Fritz Reiner, Chicago Symphony Orchestra - esta é uma performance excelente, embora eu tenha ouvido melhores relatos do 1º movimento. Por exemplo, com Otto Klemperer você pode ouvir o som dos pássaros cantando no 1º movimento de forma mais vívida do que com Reiner - então isso é um pouco negativo na minha opinião. Mas, caso contrário, é ótimo, especialmente nos movimentos finais, onde a cena da tempestade é realmente aterrorizante nas mãos de Reiner! (e precisa ser se os "agradecimentos" do povo do campo à "Divindade" fizerem algum sentido no 5º movimento). Bom som para a sua idade.

Pablo Casals, Marlboro Festival Orchestra. Como Beethoven, Casals era um amante da natureza, e isso realmente aparece - sua regência da 6ª é quase ideal. O som mais antigo é bom o suficiente, mas não para audiófilos.

Wilhelm Furtwangler, Orquestra Filarmônica de Estocolmo - Furtwangler também é excelente nesta sinfonia, mas como de costume ele não tem ótima qualidade de som.

Carla Maria Giulini - com a Los Angeles Philharmonic (1979) ou New Philharmonia (1969) (não ouvi sua gravação final da 6ª La Scala):

Nicholas Harnoncourt, Chamber Orchestra of Europe. Harnoncourt é um dos melhores maestros nos dois primeiros movimentos, e especialmente no 2º movimento: onde ele sabiamente opta por não levar o movimento tão rápido que ele não consegue alcançar uma forte sensação de tranquilidade e calma, e ainda assim ele é rápido o suficiente para que ainda possamos ouvir claramente o som de um riacho murmurando, ou seja, água em movimento. Essa combinação é muito difícil de realizar. Na verdade, Harnoncourt negocia os dois elementos da natureza deste movimento tão bem, senão melhor do que ninguém. Mas, frustrantemente, ele não é tão forte quanto Reiner, Haitink e outros nos dois movimentos finais:

O Muito Bom:

Eugen Jochum, London Symphony Orchestra
Bruno Walter, Columbia Symphony Orchestra - embora Walter seja sentimental demais no 2º movimento, na minha opinião.
Erich Kleiber, Concertgebouw Orchestra de Amsterdã

A Melhor Performance em Instrumentos de Época:

A única que gostei foi a primeira gravação de estúdio de Frans Bruggen para Phillips (embora não tanto sua gravação ao vivo posterior):

Gardiner é superestimado na 6ª, na minha opinião, se você o comparar com minhas recomendações acima. Na maior parte, esta sinfonia não tem sido uma grande saída para os rapazes da época (Harnoncourt exceto, embora o COE toque em instrumentos modernos), que são mais bem-sucedidos em outros lugares do ciclo (como nas 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Sinfonias, onde eles tendem a brilhar).

#21 ·
Tenho várias gravações da 6ª, pois ela é, e sempre foi, minha peça musical favorita. Como estarei assistindo a uma apresentação ao vivo no próximo mês, decidi ouvir todas as minhas gravações, cada uma recebendo pelo menos duas audições. Momentos importantes para mim são os pássaros cantando, como mencionado por outro usuário, e o 3º movimento Allegro com a fanfarra no início e a tempestade. Se não for feito do jeito que eu gosto, soa como um desenho animado nessas partes para mim, ou é feito muito lento e desajeitado para o meu gosto. Até agora, os noventa e nove centavos (foi o que os downloads do ciclo me custaram pelas 9 sinfonias) acertaram em cheio: Quero dizer Wyn Morris e Joseph Krips. Com Walter, Kletzki e Reiner não tão bons para meus ouvidos e Szell muito bom, mas não totalmente lá. Ainda não terminei. Ainda ouvirei Lebowitz, Blomstedt, Barenboim, Gardner, Cluytens e Bernstein (NYPO). Além disso, seguirei o conselho de outro usuário e ouvirei Haitink no meu Amazon Prime.

#23 · (Edited)
Já ouvi todas as minhas gravações da Sinfonia Pastoral mais de uma vez. Embora todas sejam boas, apenas uma se destaca para mim. Krips e a LSO do início dos anos 60 foram a minha introdução à música clássica. Tenho que ficar com ela.

Mas continuarei a ouvir diferentes gravações em preparação e antecipação do concerto ao vivo de 27 de janeiro.

#25 · (Edited)
Já ouvi todas as minhas gravações da Sinfonia Pastoral mais de uma vez. Embora todas sejam boas, apenas uma se destaca para mim. Krips e o LSO do início dos anos 60 foram minha introdução à música clássica. Tenho que ficar com ela.

Mas continuarei a ouvir diferentes gravações em preparação e antecipação ao concerto ao vivo em 27 de janeiro.
Finalmente ouvi a apresentação de Krips hoje, depois de adiar por anos e gostei muito... achei maravilhoso. É caloroso, tranquilo e relaxado... Normalmente não se vai para a Natureza para passar por ela correndo. É mais uma jornada meditativa e contemplativa. A gravação de Krips também é bem gravada. Ele revela o contentamento e a aceitação da beleza da vida que sinto que Beethoven tinha na época, e o compositor não está protestando contra o destino ou a injustiça como às vezes acontece na turbulência de suas outras sinfonias - ele estava em paz consigo mesmo. Muito bonito o som dos pássaros cucando na floresta, e então vem o estrondo da tempestade - um compositor mestre pintando um retrato ideal das grandes forças da natureza em som. Bravo!
:tiphat:

#30 ·
So I tried the Krips, and though the first two movements were lovely the rest was so low octane it failed to keep my interest. The storm was maybe the wimpiest I have ever heard. Good recording, but far outside my top 10 posted above.
É aquele com o qual eu cresci, então ele meio que ficou na minha cabeça. Tenho certeza de que musicalmente falando, existem melhores.

Dois famosos que não classifico muito bem são os de Walter e Karajan 63. Eles são bons, mas não estão entre os meus favoritos.