O Melhor:
Bernard Haitink, London Symphony Orchestra ao vivo. A gravação de Haitink da 6ª com a LSO é uma melhoria dramática em relação à sua gravação anterior da RCO na Phillips. Os tímpanos de Haitink são particularmente eficazes na tempestade (sem se conter aqui). A qualidade do som também é excelente (embora esteja ciente de que foi gravado de um concerto ao vivo e é uma gravação DSD de alta densidade, disponível em um formato SACD híbrido). Então, Haitink seria uma das minhas principais escolhas entre as gravações da era digital; embora seja avisado que tem alguns elementos HIP, interpretativamente, que podem não ser do agrado de todos:
https://www.prestoclassical.co.uk/classical/products/7944791--beethoven-symphonies-nos-2-6
https://www.amazon.com/Symphonies-N...U/ref=sr_1_6?s=music&ie=UTF8&qid=1513033477&sr=1-6&keywords=Haitink+beethoven+6
Fritz Reiner, Chicago Symphony Orchestra - esta é uma performance excelente, embora eu tenha ouvido melhores relatos do 1º movimento. Por exemplo, com Otto Klemperer você pode ouvir o som dos pássaros cantando no 1º movimento de forma mais vívida do que com Reiner - então isso é um pouco negativo na minha opinião. Mas, caso contrário, é ótimo, especialmente nos movimentos finais, onde a cena da tempestade é realmente aterrorizante nas mãos de Reiner! (e precisa ser se os "agradecimentos" do povo do campo à "Divindade" fizerem algum sentido no 5º movimento). Bom som para a sua idade.
Pablo Casals, Marlboro Festival Orchestra. Como Beethoven, Casals era um amante da natureza, e isso realmente aparece - sua regência da 6ª é quase ideal. O som mais antigo é bom o suficiente, mas não para audiófilos.
Wilhelm Furtwangler, Orquestra Filarmônica de Estocolmo - Furtwangler também é excelente nesta sinfonia, mas como de costume ele não tem ótima qualidade de som.
Carla Maria Giulini - com a Los Angeles Philharmonic (1979) ou New Philharmonia (1969) (não ouvi sua gravação final da 6ª La Scala):
Nicholas Harnoncourt, Chamber Orchestra of Europe. Harnoncourt é um dos melhores maestros nos dois primeiros movimentos, e especialmente no 2º movimento: onde ele sabiamente opta por não levar o movimento tão rápido que ele não consegue alcançar uma forte sensação de tranquilidade e calma, e ainda assim ele é rápido o suficiente para que ainda possamos ouvir claramente o som de um riacho murmurando, ou seja, água em movimento. Essa combinação é muito difícil de realizar. Na verdade, Harnoncourt negocia os dois elementos da natureza deste movimento tão bem, senão melhor do que ninguém. Mas, frustrantemente, ele não é tão forte quanto Reiner, Haitink e outros nos dois movimentos finais:
O Muito Bom:
Eugen Jochum, London Symphony Orchestra
Bruno Walter, Columbia Symphony Orchestra - embora Walter seja sentimental demais no 2º movimento, na minha opinião.
Erich Kleiber, Concertgebouw Orchestra de Amsterdã
A Melhor Performance em Instrumentos de Época:
A única que gostei foi a primeira gravação de estúdio de Frans Bruggen para Phillips (embora não tanto sua gravação ao vivo posterior):
Gardiner é superestimado na 6ª, na minha opinião, se você o comparar com minhas recomendações acima. Na maior parte, esta sinfonia não tem sido uma grande saída para os rapazes da época (Harnoncourt exceto, embora o COE toque em instrumentos modernos), que são mais bem-sucedidos em outros lugares do ciclo (como nas 1ª, 2ª, 7ª e 8ª Sinfonias, onde eles tendem a brilhar).