Classical Music Forum banner

Trio para piano de Ravel em Lá menor

16K views 29 replies 18 participants last post by  Josquin13  
#1 ·
Acabei de descobrir o trio para piano de Ravel em Lá menor. Que peça maravilhosa de música de câmara! Para mim, é o equilíbrio ideal - inovações harmónicas e texturais do século XX extremamente envolventes, ao mesmo tempo que permanece sincero e sensual nas suas sonoridades e satisfatoriamente estruturado, para os meus ouvidos bastante conservadores. ADORO! Não consigo acreditar quanto tempo demorei a ouvir. De qualquer forma - preciso ter várias cópias desta peça! Tenho ouvido Beaux Arts online - alguma outra recomendação?

#4 ·
Uma das minhas peças musicais favoritas. Assisti ao filme Birdman no fim de semana passado e fiquei feliz em ouvir algumas peças de Ravel na trilha sonora, incluindo a Passacaille do Trio para Piano.

Também sou fã da versão Beaux Arts, e isso pode ser sacrilégio para alguns, mas esta orquestração de Tortelier da obra é uma das minhas versões favoritas:

#9 ·
Porque não experimentar outras "inovações harmónicas e texturais do século XX, mantendo-se sinceras e sensuais nas suas sonoridades e satisfatoriamente estruturadas, para os meus ouvidos bastante conservadores"? Acabei de ouvir o Quarteto para Piano nº 1 em Dó menor de Fauré e o Quinteto para Piano em Fá menor de Franck, interpretados pelo Schubert Ensemble of London, e a sua descrição encaixa-se neles (embora o último seja do final do século XIX... muito inovador para a sua época...), e soam semelhantes a Ravel. O disco é um disco da revista BBC, com um som excelente, que pode comprar em segunda mão na Amazon UK por uma pechincha, mas pode haver melhores (por exemplo, Richter/Borodin Quartet no Franck...)

#11 ·
Porque não experimentar outras "inovações harmónicas e texturais do século XX, mantendo-se sinceras e sensuais nas suas sonoridades e satisfatoriamente estruturadas, para os meus ouvidos bastante conservadores". Acabei de ouvir o Quarteto para Piano nº 1 em Dó menor de Fauré e o Quinteto para Piano em Fá menor de Franck, interpretados pelo Schubert Ensemble of London, e a sua descrição encaixa-se neles (embora o último seja do final do século XIX... muito inovador para a sua época...), e soam semelhantes a Ravel. O disco é um disco de revista da BBC, com um som excelente, que pode comprar em segunda mão na Amazon UK por uma pechincha, mas pode haver melhor (por exemplo, Richter/Borodin Quartet no Franck...)
Obrigado pela sua recomendação perspicaz - adoro o faure. Particularmente aquele primeiro andamento.

#12 · (Edited)
Bem colocado, OP! E ótimas recomendações de gravação, obrigado a todos!

Lembro-me de uma impressão que tive ao ouvir isso pela primeira vez. Como fã do gênero trio de piano e tendo ouvido completamente todos os grandes anteriores (Beethoven, Brahms, etc, Debussy)... mas quando ouvi Ravel pela primeira vez, tive a sensação de que este abriu muito caminho e abriu 1000 novas portas para o gênero no próximo século XX. Além do gênio e da exuberância das melodias, das construções temáticas perfeitas e da realização de 4 movimentos únicos sem um elo fraco, acima de tudo, pessoalmente acho que é a gama de sonoridades alcançadas nesta obra que são mais surpreendentes e impressionantes, e parecem desafiar o que deveria ser possível para um trio de piano, ...e deveria ser um livro didático para técnicas de escrita de trio de piano. Mas depois de um pouco de exploração, fiquei um pouco desapontado, não acho que este tenha sido realmente superado. É realmente uma marca d'água para o gênero.

(Por favor, envie-me uma mensagem privada se você acha que conhece outros trios de piano escritos depois deste que você consideraria de grandeza semelhante, sou um ávido colecionador de trios de piano e adoraria ser esclarecido com novas descobertas neste gênero.)

#19 ·
Bem colocado, de facto, OP! E ótimas recomendações de gravação, obrigado a todos! Lembro-me de uma impressão que tive ao ouvir isto pela primeira vez. Como fã do género trio com piano e tendo ouvido exaustivamente todos os grandes anteriores (Beethoven, Brahms, etc, Debussy)... mas quando ouvi Ravel pela primeira vez, tive a sensação de que este abriu muito terreno e abriu 1000 novas portas para o género no século XX que se avizinhava. Além do génio e da exuberância das melodias, das construções temáticas perfeitas e da realização de 4 movimentos únicos sem um elo fraco, acima de tudo, pessoalmente, acho que é a gama de sonoridades alcançada nesta obra que é mais espantosa e impressionante, e parece desafiar o que deveria ser possível para um trio com piano, ...e deveria ser um livro de texto para técnicas de escrita de trio com piano. Mas depois de um pouco de exploração, fiquei um pouco desapontado, não acho que este tenha sido realmente ultrapassado. É verdadeiramente uma marca de referência para o género. (Por favor, envie-me uma mensagem privada se acha que conhece outros trios com piano escritos depois deste que consideraria de grandeza semelhante, sou um ávido colecionador de trios com piano e adoraria ser esclarecido com novas descobertas neste género.)
Lembra-me os meus primeiros dias de audição de CM. Literalmente, a primeira peça que descobri foi Death and The Maiden. Pensei que haveria imensas tão boas como essa! (Isto não é um catalisador para discussão, no entanto - adoro muitas peças de Haydn em diante até Shostakovitch agora... só gostaria que Schubert 14 não tivesse sido a minha primeira peça SQ de certa forma.)

#14 · (Edited)
Eu
De qualquer forma - preciso ter várias cópias desta peça! Tenho ouvido Beaux Arts online - alguma outra recomendação?

:tiphat:
Richter/Kagan/Guttman (Acho isso muito comovente)

Mais convencional que Richter

Trio Oistrakh
O com Jamie Laredo

E talvez um pouco abaixo, você terá que decidir por si mesmo

Gieseking/Taschner/Hoelscher
O com Menuhin

#18 ·
Eu concordo com a recomendação de Kagan, Gutman & Richter [Live Classics '83] para o Trio para Piano de Ravel. A interpretação é um pouco mais pesada/carnuda do que o habitual em Ravel - não totalmente inesperado de três músicos russos de peso - e o grupo evoca a música mais atmosférica (notavelmente o início do movimento final) com vivacidade paciente e um toque de magia que falta em outras interpretações que ouvi.
(Trio para Piano)

Para algo decididamente mais galês em caráter, a gravação de Kantorow, Muller & Rouvier [Erato '73, não confundir com a gravação Denon posterior da mesma equipa] é uma boa aposta, e está emparelhada com a Sonata para violino e piano e uma excelente interpretação da Sonata para violino e violoncelo (uma homenagem austeramente convincente a Debussy). O álbum Erato foi lançado tanto como um lançamento clássico direto quanto como a trilha sonora do filme En Cœur en Hiver.
(Trio para Piano)
(Sonata para violino e violoncelo)

#22 ·
Aqui está outra versão brilhante, que eu realmente gosto. (No entanto, geralmente gosto de menos vibrato na execução das cordas e esta é uma característica de performances mais recentes.)

Obrigado por postar isso, encontrei a versão que procurava! Aconteceu de eu me imprimir neste trabalho em uma versão orquestral conduzida por Tortelier que postei anteriormente neste tópico. Desde então, não encontrei outra versão que fraseasse as coisas da mesma maneira que naquela. Na verdade, tenho quase certeza de que o próprio Tortelier deve ter se imprimido nesta versão (ou simplesmente preferido) que você postou, pois elas são executadas (fraseadas) de forma tão semelhante.

Para mim, Heifetz, Rubinstein e Piatigorsky são nomes da velha escola que não ouvi tanto (parcialmente porque tenho um forte foco no repertório barroco e moderno), mas essa gravação acabou de me tornar um fã.

G
#27 · (Edited)
Esta é uma palestra maravilhosa, e me fez ouvir o Trio Ravel muitas vezes este ano:

Tenho gostado da gravação Onyx com Pascal Rogé, Mie Kobayashi e Yoko Hasegawa:

Esta palestra sobre o Trio para Piano em Lá de Ravel é impressionante; obrigado. Também me alertou para o resto desta série. Eu também adoro o senso de humor de Bruce. Na verdade, encontrei conexões entre a Passacaglia e o Largo e Mesto de Op. 10/3 de Beethoven - mas Bruce diz que Ravel odiava Beethoven!! Bem, aparentemente, foi sua antipatia pela hegemonia musical alemã. Ainda assim, ouço a concisão de Beethoven neste movimento da obra. OK, vamos considerar a agressão militar alemã e a Primeira Guerra Mundial como parte dessa antipatia. Compreensível.

Que alegria saber que o Trio foi dedicado por Ravel a Andre Gedalge do Conservatório de Paris; o mesmo professor do meu amado Conrad Salinger da MGM Freed Unit!!!

#28 · (Edited)
O Trio para Piano de Ravel é uma daquelas obras que devem ser ouvidas ao vivo em concerto para apreciar totalmente (as suas qualidades mágicas), pois é uma experiência inesquecível, que nenhuma gravação consegue duplicar. No entanto, aqui está uma lista das minhas 7 gravações favoritas ao longo das décadas, listadas sem qualquer ordem de preferência:

--Trio Dali:

Na gravação do Trio para Piano de Ravel pelo Trio Dali, a pianista Amadine Savary faz com que a linha do piano soe mais distante e afastada das partes do violoncelo e do violino, por vezes. Tem o efeito de soar como o estrondo de fogo de artilharia distante, ou talvez bombas a explodir. Também acho que, ocasionalmente, consigo ouvir o zumbido monótono de bombardeiros de alta altitude nas partes das cordas (como algo separado da melodia) - possivelmente aviões inimigos, bem como o som de uma sirene de aviso em determinado momento. Não posso dizer com certeza que Ravel pretendia isso, mas há algumas notas monótonas de linha plana na mistura. E quando Ravel compôs o trio para piano, ele estava a caminho da guerra, onde serviu como motorista de ambulância durante a Primeira Guerra Mundial.

Portanto, faz-me perguntar se estes foram sons que Ravel ouviu à distância nos dias em que completou o seu trio para piano, e os incorporou no seu movimento "modere"? Se sim, então o que o Trio Dali faz aqui é muito especial (& é uma ótima performance de qualquer maneira). Pelo menos, não ouvi outro conjunto trazer essas notas distantes e de linha plana com um grau semelhante, ou usar o mesmo equilíbrio instrumental para produzir esses efeitos. Então, pergunto-me se eles estavam a fazer isso conscientemente? ou apenas incomumente 'em sintonia' com as subtilezas da partitura de Ravel,

https://www.amazon.com/Ravel-Piano-...O&keywords=trio+dali+ravel&qid=1640115815&sprefix=trio+dali+ravel,aps,85&sr=8-1

O Arden Piano Trio e o Florestan Piano Trio são igualmente de primeira classe nesta música, assim como os irmãos Capuçon com o pianista Frank Braley (que oferecem uma das melhores performances em disco, na minha opinião), e o Trio Wanderer, se alguém estiver interessado em fazer alguma audição comparativa fascinante:

--Arden Trio:

--Renaud Capuçon, Gautier Capuçon, & Frank Braley:

--Florestan Trio (disponível em CD e Hybrid SACD):
https://www.amazon.com/Debussy-Piano-Trio-Ravel-Faure/dp/B003XWFLVK
https://www.amazon.com/Faure-Debussy-Ravel-Piano-Trios/dp/B00004R61Q

Trio Wanderer:

Entre as gravações mais antigas e não digitais, também gosto muito da gravação Kantorow-Muller-Rouvier de 1973. A sua gravação Erato foi usada com grande efeito no filme francês, "Un Coeur en Hiver" (traduzido, "Um Coração no Inverno"), que serviu como minha introdução ao Trio para Piano de Ravel há muitos anos (e às suas outras sonatas):

Aqui está uma série de clipes de "Un Coeur en Hiver", com o trio tocado sobre eles:

Outro grande favorito em relação ao Trio para Piano de Ravel é a gravação de 1986 do Nash Ensemble na CRD (que posso preferir ligeiramente à sua gravação posterior de 1994 na Virgin Classics, com a mesma formação do trio). Basta dizer que é um disco de ilha deserta na minha coleção de Ravel (junto com o do Trio Dali, e um ou dois outros). Embora eu admita que esta foi a primeira gravação em que me imprimi há muitos anos (além do filme, "Un Coeur de Hiver"), então posso estar ligeiramente enviesado aqui. No entanto, é uma performance e um programa de música maravilhosos, e o som gravado é de primeira classe, o que é uma vantagem significativa nesta música:

https://www.amazon.com/Ravel-Introduction-Allegro-Sonata-Violin/dp/B0012WWGDO
https://www.prestomusic.com/classic...8621--ravel-introduction-allegro-for-harp-flute-clarinet-and-string-quartet-etc

G
#29 ·
Obrigado por nos alertar para esta maravilhosa atuação do Trio Dali. Eu nunca tinha ouvido falar deles antes e a sua compreensão da sua interpretação é uma ideia única; penso que Ravel compôs esta obra antes de servir na Primeira Guerra Mundial. Esta experiência de guerra afetou gravemente Maurice Ravel (e milhões de outros, claro) e ele deve ter colocado as suas respostas na música depois disso.

Para mim, o Trio para Piano em Lá de Ravel é uma obra para todas as épocas e eu adoro absolutamente cada nota.

#30 · (Edited)
Obrigado por nos alertar para aquela maravilhosa performance do Trio Dali. Eu nunca tinha ouvido falar deles antes e sua compreensão de sua interpretação é uma ideia única; Acho que Ravel compôs esta obra antes de servir na Primeira Guerra Mundial. Essa experiência de guerra afetou muito Maurice Ravel (e milhões de outros, é claro) e ele certamente colocou suas respostas na música depois disso.

Para mim, o Trio para Piano em Lá de Ravel é uma obra para todas as idades e eu adoro absolutamente cada nota dele.
Foi um prazer. E eu concordo totalmente com sua última frase!

Ravel terminou seu Trio para Piano em setembro de 1914, tendo-o composto em apenas 5 semanas (como ele disse mais tarde a Igor Stravinsky), sabendo que em breve iria para a guerra e possivelmente não voltaria. Em outras palavras, ele deve ter percebido ou estar ciente de que esta poderia ser sua última composição. A Primeira Guerra Mundial começou em agosto de 1914. Portanto, parece-me plausível, até provável, que Ravel pudesse ter ouvido os ominosos estrondos distantes da luta durante as 5 semanas em que compôs seu Trio para Piano e achou esses sons prenunciadores. Embora eu certamente não esteja dizendo que a guerra é a única influência que pode ser ouvida no primeiro movimento, não é. Há também uma influência basca. Na verdade, Ravel era tão eclético quanto Debussy a esse respeito, e talvez até mais.