Ótimo tópico - as sinfonias de Shostakovich são componentes importantes do repertório sinfônico e estão recebendo muitas apresentações ao vivo no momento.
Alguns dos meus favoritos - [Ouvi muitas e muitas apresentações de Shostakovich e já apresentei suas sinfonias muitas vezes, também]
Sym #7 e Sym #1 - Bernstein/Chicago Symphony/DG - talvez as melhores gravações de sinfonias que já ouvi. A #7 de Bernstein é cósmica, uma ótima apresentação - o crescendo do primeiro movimento é aterrorizante, e o final é indescritível - um dos grandes espetáculos sonoros de todos os tempos. Maravilhosa apresentação da 1ª sinfonia de Shostakovich, uma obra notável que já mostra a genialidade de seu criador.
Sym #5 - Eu vou de Bernstein/NYPO/1959. uma apresentação clássica, gravada no Boston Symphony Hall, depois que a orquestra voltou de sua turnê europeia/russa. Ouvi algumas/toquei algumas versões muito boas desde então, mas ainda voltarei para LB/NYPO/59.
Sym #8 - peça realmente pesada - sombria, premonitória, esta não é uma música feliz!!
Solti/CSO é ótimo. assim como Mravinsky/LenPO - [9/60 BBC] - ótima gravação - realmente corajosa.
Sym #9 - Melhor de todos os tempos - Kurtz/NYPO - 1947 - em som notavelmente bom - apresentação clássica.....mas pode ser difícil de encontrar...Kondrashin/MoscowPO é muito bom, assim como Solti/Carnegie Hall Project Orch - orquestra escolhida a dedo para o programa especial de Solti....muito bom - ótimo trabalho solo, crucial na #9.
Sym #10 - ótima peça - as melhores gravações, na minha opinião, podem ser difíceis de encontrar -
Stokowski/CSO concerto ao vivo 3/66 - nada igual!! [Conjunto de arquivos CSO "Chicago SO - First !00 Years"]
Mitropoulos/NYPO c. '54. maravilhoso - com excelente trabalho solo do NYPO.
Estes podem ser difíceis de localizar -
Solti e Mravinsky têm ótimas gravações desta importante obra.
Sym #11 - muitas opções -
Stokowski/HoustonSO é um favorito de longa data.
Mravinsky/LenPO também é um dos principais candidatos.
Eu ainda não os ouvi, mas espero [da experiência de apresentações ao vivo] que algumas das gravações de Nelsons/BostonSO sejam altamente recomendadas, com um som muito bom e atualizado. Talvez não no topo da pirâmide, mas, no entanto, relatos muito bons. Pretendo conferi-los....
Espero que isso ajude....