Classical Music Forum banner

Recomendações de Sinfonias de Shostakovich?

34K views 64 replies 44 participants last post by  Aries  
#1 ·
Há muita discussão sobre Shostakovich aqui, mas não encontrei um tópico (pelo menos recente) apenas sobre suas Sinfonias e gravações das mesmas. Achei que seria útil ter um tópico dedicado a isso. Particularmente porque não estou familiarizado com elas e apreciaria recomendações para as melhores gravações das melhores delas. :lol: Recomendações de conjuntos completos também seriam bem-vindas. Por favor, mencione a qualidade do som de todas as gravações sugeridas. Eu, pelo menos, só estou interessado naquelas com bom, se não ótimo, som, pois as várias gravações soviéticas que ouvi dos anos 50 e 60 são finas e ásperas, qualidades às quais sou alérgico. TIA

#13 ·
Obrigado Judith. Esse é um dos conjuntos que me intrigou. Alguma opinião sobre ele como um todo?
Ouvi a 10ª e novamente, ardente e cheia, o que é típico deles. Só ouvi esses dois no conjunto até agora, mas adoro Petrenko e RLPO no geral. Tenho a maioria das obras de Tchaikovsky interpretadas por eles com Petrenko e vi todas elas ao vivo há um ano e meio. Um dos melhores concertos a que fui!

#5 · (Edited)
Tenho uma coleção muito boa de conjuntos completos. Na minha opinião, o conjunto Petrenko está facilmente na corrida pelo primeiro lugar, tanto pelas performances quanto pela sonoridade. Mas há algumas performances extraordinárias das sinfonias individuais que não podem ser ignoradas. A 5ª de Bernstein de 1959 foi mencionada. Petrenko opta pela versão technicolor massiva, intensa, de 70 mm com alguns andamentos incrivelmente lentos. Funciona. Mas a de Bernstein é como um comboio expresso imparável. Não se meta no caminho! Outra é a notável performance de DSCH 7ª de Bernstein/Chicago SO. Não é uma performance, é uma experiência.

#6 · (Edited)
Image

O meu favorito é o nº 10. Esta performance da Filarmónica de Helsínquia sob a direção de James De Preist e com engenharia do lendário John Eargle é de primeira qualidade em performance e produção.
Este vídeo do YouTube dará uma ideia da performance. A qualidade da produção deve ser ouvida em CD.

Eu não tenho uma caixa de sinfonias de Shostakovich, então não há recomendações por aí.

#7 ·
Se você quer começar com o pé direito, eu iria com o quarto dele, pois este foi aquele em que Shostakovich realmente colocou muito tempo e esforço e estava ansioso para lançar antes que circunstâncias bem documentadas supostamente o impedissem de fazê-lo.

Era soviética - Kondrashin na Melodiya ou Rozhdestvensky na Olympia. Nenhum dos dois é ao vivo, então você não tem aquela típica chiadeira induzida por cigarro Belomorkanal quando você menos quer.

Caso contrário, Haitink na LPO se mantém muito bem de uma perspectiva ocidental (mas este é o único que eu tenho - eu li coisas boas sobre Petrenko e Previn, também).

• Like
Reactions: wkasimer
#8 · (Edited)
Ótimo tópico - as sinfonias de Shostakovich são componentes importantes do repertório sinfônico e estão recebendo muitas apresentações ao vivo no momento.

Alguns dos meus favoritos - [Ouvi muitas e muitas apresentações de Shostakovich e já apresentei suas sinfonias muitas vezes, também]

Sym #7 e Sym #1 - Bernstein/Chicago Symphony/DG - talvez as melhores gravações de sinfonias que já ouvi. A #7 de Bernstein é cósmica, uma ótima apresentação - o crescendo do primeiro movimento é aterrorizante, e o final é indescritível - um dos grandes espetáculos sonoros de todos os tempos. Maravilhosa apresentação da 1ª sinfonia de Shostakovich, uma obra notável que já mostra a genialidade de seu criador.

Sym #5 - Eu vou de Bernstein/NYPO/1959. uma apresentação clássica, gravada no Boston Symphony Hall, depois que a orquestra voltou de sua turnê europeia/russa. Ouvi algumas/toquei algumas versões muito boas desde então, mas ainda voltarei para LB/NYPO/59.

Sym #8 - peça realmente pesada - sombria, premonitória, esta não é uma música feliz!!
Solti/CSO é ótimo. assim como Mravinsky/LenPO - [9/60 BBC] - ótima gravação - realmente corajosa.

Sym #9 - Melhor de todos os tempos - Kurtz/NYPO - 1947 - em som notavelmente bom - apresentação clássica.....mas pode ser difícil de encontrar...Kondrashin/MoscowPO é muito bom, assim como Solti/Carnegie Hall Project Orch - orquestra escolhida a dedo para o programa especial de Solti....muito bom - ótimo trabalho solo, crucial na #9.

Sym #10 - ótima peça - as melhores gravações, na minha opinião, podem ser difíceis de encontrar -
Stokowski/CSO concerto ao vivo 3/66 - nada igual!! [Conjunto de arquivos CSO "Chicago SO - First !00 Years"]
Mitropoulos/NYPO c. '54. maravilhoso - com excelente trabalho solo do NYPO.
Estes podem ser difíceis de localizar -
Solti e Mravinsky têm ótimas gravações desta importante obra.

Sym #11 - muitas opções -
Stokowski/HoustonSO é um favorito de longa data.
Mravinsky/LenPO também é um dos principais candidatos.

Eu ainda não os ouvi, mas espero [da experiência de apresentações ao vivo] que algumas das gravações de Nelsons/BostonSO sejam altamente recomendadas, com um som muito bom e atualizado. Talvez não no topo da pirâmide, mas, no entanto, relatos muito bons. Pretendo conferi-los....
Espero que isso ajude....

#10 · (Edited)
Sym #8 - peça realmente pesada - sombria, premonitória, esta não é música feliz!!
Solti/CSO é fantástico. Mravinsky/LenPO também - [9/60 BBC] - ótima gravação - realmente corajosa.

Sym #10 - ótima peça - as melhores gravações, na minha opinião, podem ser difíceis de encontrar -
Stokowski/CSO concerto ao vivo 3/66 - nada igual!! [Conjunto de arquivos CSO "Chicago SO - First !00 Years"]
Mitropoulos/NYPO c. '54. maravilhoso - com excelente trabalho solo do NYPO.
Estes podem ser difíceis de localizar -
Solti e Mravinsky têm ótimas gravações desta grande obra.
Eu também devo concordar com essas escolhas. Mravinsky trabalhou em estreita colaboração com Shostakovich, que por um tempo o considerou o principal maestro de suas obras, aquele que as entendia melhor. Solti também faz Shostakovich bem. Na verdade, todas as apresentações que ouvi até agora dessas sinfonias me agradaram.

#41 ·
Do lado esquerdo: Gustavo Dudamel e a Orquestra Juvenil Simón Bolívar fazem a 10ª de DSCH no Proms em 2007. Uma performance tremenda! Talvez um dia Gustavo faça um ciclo completo...

Eu o ouvi reger com a New York Phil há cerca de uma década - Não tão alto quanto a dupla orquestra que ele empregou com a Orquestra Juvenil Simón Bolívar, mas um esforço louvável, no entanto. ;)

G
#11 · (Edited)
Não posso fazer um conjunto de recomendações, mas posso recomendar um conjunto... o Haitink referido com a LPO e ACO. A 11ª é a minha sinfonia favorita, mas acho que a acústica da sala na obra de Haitink joga contra esta sinfonia, por isso também tenho a Petrenko/RLPO, a Wigglesworth/NRPO (som impressionante da BIS) e Semyon Bychkov/WDRO que pode ouvir no Youtube. Ele leva a sequência de ataque muito rápido na minha opinião, mas todo o resto é ótimo, com bom som.

Também tenho a 5ª, 9ª e 10ª de Petrenko, também muito boas.

#12 ·
Se você está procurando recomendações completas de conjuntos, você realmente não pode fazer melhor do que Barshai com a WDR Sinfonieorchester na Brilliant Classics, gravado na década de 1990. Existem duas razões principais para isso; a qualidade geral do som é muito boa (assim como a orquestra - especialmente para este compositor), e o conjunto pode ser comprado por muito pouco dinheiro ao comparar o quão bom ele é. Para mim, ele supera o conjunto Haitink, frequentemente citado, porque soa muito mais 'russo', mas com uma qualidade sonora maravilhosa.
Dito isso, nem todas as performances do conjunto Barshai são as melhores que você encontrará: eu optaria por outro nº 7 e outro nº 11 (Berglund com a Bournemouth SO na EMI Classics é soberbo em ambos), e minha preferência para o nº 5 é a recente gravação Petrenko / Royal Liverpool na Naxos, que tem um final absolutamente aterrorizante (embora muito controverso) tomado muito, muito mais lento do que em quase qualquer outra gravação. No entanto, com o conjunto Barshai, você não encontrará uma gravação melhor do nº 13 ou (para meus ouvidos) do nº 10, e os nºs 9 e 6 também estão entre os melhores.
Eu concordo com você sobre o som áspero em muitas das gravações russas; estas podem ser performances de primeira linha, mas isso é tão frequentemente perdido quando o som é tão ruim.

#15 ·
Para conjuntos completos, apoio a recomendação de Techniquest de Barshai com a WDR Sinfonieorchester - consegui por cerca de $20. Eu preferiria ter Kondrashin se tivesse mais $200 para gastar. Gosto especialmente da sua 6ª. Gosto também de Haitink.

• Like
Reactions: Manxfeeder
#19 ·
Shostakovich é para mim uma questão de altos e baixos. Tenho dois conjuntos completos: Rostropovich na Warner é "bom o suficiente" na maioria das coisas. Slovak na Naxos inicial é melhor do que muito, mas o som não é de primeira linha. Para sinfonias individuais, escolho com cuidado e não as teria todas. Algumas das sinfonias simplesmente não são tão boas.

1: Bernstein com NYPO na Sony. Nada a reclamar.
4: Chung com Filadélfia na DG. Performance sensacional, talvez a melhor de sempre. Claro que o meu favorito anterior era Ormandy.
5: Honeck com Pittsburgh na Reference. Varreu alguns velhos favoritos. Deslumbrante, enérgico e zangado. Ótima leitura.
6: Ormandy com Filadélfia.
7: Bernstein com NYPO, cortes e tudo. Esta não é uma grande sinfonia na minha opinião. Com certeza exagerada.
8: Previn com London Symphony na EMI. 40 anos depois, ainda o meu favorito.
9: Bernstein NYPO na Sony. Eles tocam como se Lenny a tivesse escrito.
10: Karajan com Berlim na DG. Merece todos os elogios que recebe.

E são todas as sinfonias com as quais realmente me importo. Eu desprezo a 2 e a 3, mas o compositor também. Não consigo entender ou apreciar a 15 para salvar minha vida. O melhor trabalho de Shostakovich está nos quartetos de cordas, uma ópera, vários balés e os concertos.

#23 · (Edited)
A 7ª de Bernstein com a DG Chicago SO é uma das minhas favoritas. Vi Bychkov conduzir a Filarmónica de Nova Iorque pela 7ª há alguns anos e foi uma atuação fantástica. No entanto, não ouvi a sua gravação.
O twofer 4º e 10º da Sony liderado por Ormandy com a Orquestra da Filadélfia é uma joia, com certeza. Grandes atuações clássicas. Gosto da 5ª inicial de Previn com a LSO e da 8ª da DG. A 6ª e a 12ª de Haitink são boas.
No que diz respeito a conjuntos completos, a travessia da Decca de Haitink é impressionante. Ouvi e li coisas boas sobre o conjunto completo Cappricio de Kitaienko.
Gosto de muitos que foram mencionados em posts anteriores. Ainda não ouvi Petrenko. Quero remediar isso!

#25 ·
whichever set you wish +: Mitropoulos/NYPO/#5 - Bernstein/CSO/#7 -......
O Mitropoulos/NYPO Shost 5 é realmente excelente - eu só o tenho em LP...Bernstein/CSO #7 é uma das maiores gravações produzidas de QUALQUER sinfonia...realmente incrível....gostaria de ter ouvido as apresentações ao vivo!!Ouvi Nelsons/BSO interpretá-la na temporada passada - realmente excelente - muito emocionante.

#26 ·
Tenho dificuldade em ouvir Shostakovich não russo na maioria das vezes, então é de lá que virão a maioria das minhas recomendações. Gosto muito da caixa de Kondrashin de todas as sinfonias. No entanto, também tenho outras preferências por algumas delas. 5: Mravinsky 8: Mravinsky 9: Bernstein 10: A gravação ao vivo anterior de Karajan 13: Kondrashin, mas uma gravação diferente daquela na caixa. Não sinto que encontrei uma gravação realmente boa da suíte em Versos de Michelangelo que Shostakovich parecia considerar sua 16ª sinfonia, então quaisquer recomendações são apreciadas.

#29 ·
Hoje assisti a um filme mudo antigo de alguma importância: O Encouraçado Potemkin. Um dos filmes lendários de Eisenstein. Muito absorvente e comovente. O que realmente funcionou foi a trilha sonora: tudo Shostakovich, principalmente das sinfonias. Às vezes editado e tocado de forma grosseira, mas que combinação - Eisenstein e Shostakovich. Se você tem algum interesse na história soviética e gosta de Shostakovich, eu recomendo este filme.

#31 ·
Quem eu realmente sinto falta aqui são Kondrashin e Rozhdestvensky, quem mais senão maestros russos de verdade para Shostakovich? :) Kondrashin é puro, cru, também por causa das gravações! Mas maravilhoso. Rozhdestvensky é simplesmente fenomenal!

• Like
Reactions: wkasimer
#42 · (Edited)
Quem eu realmente sinto falta aqui são Kondrashin e Rozhdestvensky, quem mais senão maestros russos de verdade para Shostakovich? :)
Kondrashin é puro, cru, também por causa das gravações! Mas maravilhoso.
Rozhdestvensky é simplesmente fenomenal!
Sim, Kondrashin seria minha primeira escolha - se eu pudesse pagar por ele. Eu amo especialmente sua 6ª.