Classical Music Forum banner

Progressões de Vivaldi?

11K views 9 replies 7 participants last post by  Altus  
#1 ·
Existe um círculo de quintas - isso eu sei. Existem diferentes tipos de círculo de quintas. Que tipo Vivaldi normalmente usaria? Você poderia me dar uma fórmula das progressões de acordes (lembrando que sou um iniciante em termos de teoria)? Além disso, quais outros dispositivos composicionais Vivaldi empregou - se você pudesse me dar alguns exemplos também. Estou procurando uma fórmula definitiva para usar aqui, mas acho que não existe, certo?

#2 ·
A progressão do círculo de quintas que Vivaldi usaria seria a diatônica.

C-F-Bdim-E-A-D-G-C

A cromática iria mais longe:

C-F-Bb-Eb-Ab-C#-F#-B-E-A-D-G-C

Além disso, procure repetição sequencial.

Vivaldi said:
Estou procurando uma fórmula definitiva para usar aqui, mas acho que não há nenhuma, certo?
Não, e conhecer os dispositivos não vai torná-lo um mestre em usá-los.

#3 ·
A progressão do círculo de quintas que Vivaldi usaria seria a diatônica. C-F-Bdim-E-A-D-G-C A cromática iria mais longe: C-F-Bb-Eb-Ab-C#-F#-B-E-A-D-G-C Além disso, procure repetição sequencial. Não, e conhecer os dispositivos não o tornará um mestre em usá-los.
http://www.tonalityguide.com/xxx5.php Como os listados aqui? Existem outros?

#7 ·
Depende das peças. A harmonia é mais fácil de ouvir em peças simples e mais difícil em peças mais complicadas. Com algo que passa a maior parte do tempo em um pequeno número de acordes e uma linha de baixo pronunciada, algo simples como o primeiro movimento da "Primavera" de Vivaldi, um aluno Suzuki do segundo ou terceiro ano seria capaz de ouvi-lo algumas vezes, então sentar-se ao piano com uma gravação tocando e tentar por tentativa e erro, e encontrar pelo menos a linha de baixo para a seção de abertura. Tocando a linha de baixo com a gravação, começamos a notar quais são os padrões. Então, podemos tentar construir tríades maiores em cima da linha de baixo e descobrir onde funciona e onde não funciona (onde não funciona, o acorde provavelmente está em uma inversão). Tentar e errar em um instrumento e depois descobrir os padrões é mais fácil do que ouvir e ir direto para a teoria.

#8 · (Edited)
Vivaldi, como todos os italianos e a maioria dos alemães, usava um conjunto de fórmulas diferentes de maneiras diferentes para cada movimento de uma música. O Círculo das Quintas era um deles. Essas fórmulas foram apelidadas na época, e os únicos apelidos que sobreviveram até hoje são a "Romanesca". Já ouviu falar do Cânone de Pachelbel? Essa é uma Romanesca gigante repetidamente. O Monte, Fonte e Ponte também sobreviveram.

Um concerto típico de Vivaldi pode usar essas fórmulas, usarei os apelidos que conheço apenas para dar um exemplo. Esta é uma análise muito, muito simplificada do terceiro movimento de Rv. 275 em mi menor. É uma dança em compasso de 3/4 e tem vários círculos de quintas presentes.

Uma isenção de responsabilidade, no entanto, essas palavras não têm sentido sem conhecer os graus da escala que compõem essas fórmulas. Além disso, essas fórmulas podem ser ligeiramente modificadas para se adequar às circunstâncias da peça, e é preciso ter o gosto ou "affekt" adequado, e deve entender quais fórmulas podem seguir umas às outras e quais não podem, o conceito de "Il Filo" ou "O Fio". Esses dois termos vêm de Leopold Mozart. Este exemplo tem como objetivo ilustrar como os italianos e alemães, mas principalmente os italianos, produziram em massa grandes quantidades de música muito rapidamente. Conte quantas fórmulas exclusivas compõem o movimento abaixo, conto 12. Você precisa conhecer 12 fórmulas simples para fazer um movimento como esse.

Concerto em mi menor Rv. 275:

[TUTTI] Opening Gambit (mi menor) - Círculo das Quintas - Flourish na Dominante - Cadenza Composta (Corelli) - [SOLO] - Solo Opening Gambit 1 - Meia Cadência - Terças Descendentes (cortadas) - Sequência Ascendente (Sol Maior) - [TUTTI] Descida da Linha - Cadenza Composta - [SOLO] Solo Opening Gambit 2 - Meia Cadência - Solo Opening Gambit 2 (repetido) - Meia Cadência (Repetida) - Círculo das Quintas - Cadenza Semplice (Vivaldi) - [TUTTI] Sequência Ascendente (Sol Maior) - Descida da Linha - Cadenza Composta - [SOLO] Solo Opening Gambit 2 - Meia Cadência - Sequência Ascendente - Cadential Lead-In - [TUTTI] Cadenza Composta (Corelli) (mi menor) - [SOLO] Solo Opening Gambit 1 - Cadential Lead-In - Cadenza Composta - [TUTTI] Opening Gambit (R)- Círculo das Quintas (R)- Flourish na Dominante (R)- Cadenza Composta (Corelli) (R) - Coda.

AVANCE RÁPIDO PARA 5:45 NO VÍDEO PARA O 3º MOVIMENTO.

#9 · (Edited)
Existe um círculo de quintas - eu sei disso. Existem diferentes tipos de círculo de quintas. Que tipo Vivaldi normalmente usaria?
Em primeiro lugar, em entonação pura não é um círculo, as quintas empilhadas nunca corresponderão a uma potência de 2. No entanto, existe um círculo em temperamento igual ou temperamento mesotônico.
Vivaldi não usava temperamento igual, mas sim temperamento mesotônico ou alguma afinação bem temperada. Mas a modulação nessas afinações é muito restrita e você realmente não pode 'caminhar' o círculo de quintas porque ele fica audivelmente desafinado rapidamente.
E desculpe, mas F sobre B não é uma quinta, nem de perto.

#10 ·
A estrutura do Círculo de Quintas de Vivaldi, que se aplica apenas ao baixo, é a seguinte, usando graus de escala: (O "N" significa sem nota). Esta progressão é uma progressão muito forte e dá a impressão de girar. Daí uma sensação "circular". Sim, não é o círculo de quintas COMPLETO, mas ainda o segue. O objetivo, musicalmente, é mover de 1 para 5. A fórmula mais provável para seguir isso será uma cadência ou um floreio na dominante.

Concerto para Violino em Mi bemol Rv. 254
Violino 1:---N 6 6 5 5 4
Violino 2:---3 3 2 2 1 1
Viola:-----1 1 4 7 3 6
Baixo:-----1 4 7 3 6 2