Classical Music Forum banner
61 - 80 of 103 Posts
Já faz quase um ano desde que postei neste tópico e não adicionei nenhum ciclo de Mahler à minha lista anterior - a restrição obviamente funciona às vezes. Isso não quer dizer que eu não tenha adicionado alguns discos individuais, eu adicionei, mas não muitos.
Uma coisa que finalmente concluí é que eu realmente não tenho muito tempo para o Mahler de Kubelik, um conjunto que recebe muitos elogios. No geral, acho-o bastante discreto, não é mau, apenas não é do meu agrado. O outro conjunto que caiu na minha estima é a caixa da EMI de Tennstedt.
As duas gravações que adicionei e que me deram mais prazer recentemente foram as sinfonias um e dois de Otmar Suitner, mesmo que a gravadora chame irritantemente a primeira sinfonia de 'Titan'.
As caixas que mais ouvi este ano foram - Boulez, Sinopoli e Chailly.
Pretendo dar alguma atenção ao conjunto de Bertini e ao conjunto DG de Bernstein nos próximos meses, não posso deixá-los apenas a acumular poeira nas prateleiras.

Uma visão geral:

I. Aqui estão os meus dez melhores ciclos de Mahler por ordem de preferência, mas nenhum deles é totalmente perfeito ou ideal:

1. Leonard Bernstein, Filarmónica de Nova Iorque, Columbia/Sony - o conjunto de caixas remasterizado em DSD com desconto. Só gosto mesmo da 6 e 7 do ciclo DG posterior de Bernstein, e talvez da 1 e 3; no entanto, mesmo assim, prefiro a Columbia 7 e 3. Embora ache que a melhor 2ª de Bernstein é a ao vivo com a LSO da Catedral de Ely, em Inglaterra (onde a edição em DVD é preferível em termos de som). A 9ª de Columbia aqui foi muito ajudada pelos novos e melhorados sons, assim como todo o ciclo. A propósito, estas são as mesmas remasterizações DSD que foram usadas nos excelentes SACDs híbridos japoneses:

Image

2. Riccardo Chailly, Orquestra Concertgebouw, RSO de Berlim, Decca em CD, mas em termos de som prefiro os SACDs híbridos individuais da 3 e 9 (mesmo no meu leitor de CD convencional), que estão entre as melhores interpretações do ciclo de Chailly, na minha opinião.

Primary

3. Riccardo Chailly, Orquestra Gewandhaus, Leipzig, que está praticamente completo, pois inclui as Sinfonias n.º 1-2, 4-9 em DVD e Blu-ray da Accentus Music.

Mahler Symphonies [Blu-ray] / Leipzig / Mahler / Chailly

4. Conjunto de caixas do 150º aniversário da EMI, com vários maestros e orquestras:

150th Anniversary Box - Mahler Complete Works Product Image

5. Bernard Haitink, Orquestra Concertgebouw - o conjunto de caixas recentemente remasterizado fez-me perceber que subestimei este excelente ciclo no passado.

Mahler: The Symphonies & Song Cycles

6. Rafael Kubelik, Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, na DG - Na minha opinião, Kubelik está no seu melhor na 1, 3, 5, 7 e 9 - embora em alguns casos prefira as suas gravações Audite ao vivo posteriores: como na n.º 7, por exemplo. Também não sou fã do som da DG em CD. As remasterizações mais recentes podem soar melhor, mas ainda não as ouvi:

Mahler: 10 Symphonies

7. Vaclav Neumann, Filarmónica Checa, nos SACDs híbridos Supraphon e Tower Records Japan. Tal como a Concertgebouw, a Filarmónica Checa é uma das grandes orquestras de Mahler do mundo, e merecem ser ouvidas nestas sinfonias: seja com Neumann, Karel Ancerl na 1 e 9, ou o ciclo excepcionalmente bem gravado de Zdeněk Mácal no selo audiófilo Exton.

Eu gostei mais de Neumann na 8ª, que é uma gravação 'clássica' premiada e uma das melhores 8ªs de Mahler em disco, na minha opinião,

Embora deva salientar que a direção de Mahler de Neumann é mais discreta do que a de Bernstein, por exemplo, mas muito musical à sua maneira.

G. Mahler: Symphonies Nos. 1-9 Complete

e nos SACDs híbridos da Tower Records Japan:

product image 1

Além disso, gostaria de ouvir também as gravações SACD híbridas Canyon Classics/Exton (7) posteriores de Neumann, também com a Filarmónica Checa - que, de acordo com David Hurwitz, são ainda melhores do que as do conjunto de caixas Supraphon,
Vaclav Neumann Mahler Last Recordings 7 SACD Hybrid from JAPAN - Picture 1 of 1

Image

8. Eliahu Inbal, Orquestra Sinfónica da Rádio de Frankfurt, na Denon - não é a melhor orquestra de Mahler na minha lista, mas é um ciclo bem tocado por um bom maestro de Mahler, e os sons digitais Denon PCM foram excepcionais para a sua época. Provavelmente gostei mais das Sinfonias 7 e 10 do ciclo de Inbal. Devo salientar que ele toca o Adagio na 5ª muito lentamente e lindamente, trazendo-o em 11:34: Symphony No. 5, IV. Adiagetto. Por isso, definitivamente não está no campo de Bruno Walter (em 7:35): Symphony No. 5 in C-Sharp Minor: IV. Adagietto. Considerando que este movimento foi uma "carta de amor" para a futura esposa de Mahler, Alma, de acordo com ela, acho que perde a sensação de urgência e paixão quando é tocado tão lentamente. E, novamente, o 1º andamento da 5ª de Inbal também é lento, especialmente quando comparado com o rolo de piano de Mahler. Espero que alguns ouvintes sintam que Inbal arrasta a música em alguns locais. Mas não desgosto da sua 5ª, mas sim valorizo ouvir diferentes interpretações:

Mahler: Complete Symphony

A propósito, Inbal também fez uma gravação posterior da 7ª com a Filarmónica Checa em SACD híbrido Exton: Inbal dirige Mahler: Sinfonia n.º 7.

9. Claudio Abbado, várias orquestras: Berlim, Viena, Chicago, na DG - Abbado estava provavelmente no seu melhor na 7ª, quer fosse com a Chicago SO ou com a sua 7ª posterior com a Filarmónica de Berlim (embora prefira Bernstein e talvez Klemperer e Kubelik ao vivo na Audite na 7ª). Também gosto da primeira gravação de Abbado em Berlim da 8ª,

10. Claudio Abbado, Filarmónica de Berlim, Orquestra do Festival de Lucerna, na DG - os críticos deliraram com a 6ª de Berlim e a 9ª de Lucerna neste conjunto de caixas. São interpretações muito boas, mas tenho outras preferências nestas duas sinfonias.

Não conheço os ciclos de Gielen e Bertini, e só conheço parcialmente o ciclo de Rattle em Birmingham (embora tenha gostado da sua 2ª e das 10ªs de Bournemouth e Berlim).

O ciclo dinamarquês de Segerstam é errático. Por vezes, as suas interpretações são peculiares, outras vezes bastante lentas, mas no geral é um ciclo bom e bem gravado e a execução da orquestra é excelente.

Considero que o ciclo Mahler da EMI de Tennstedt é igualmente excelente por vezes - como na 2ª, mas, no geral, acho que o seu conjunto é ligeiramente sobrevalorizado. O Mahler de Tennstedt parece ter sido melhor ao vivo, como nas suas várias 5ªs ao vivo.

Quanto a Sir Georg Solti, ou a "caveira gritante" (como os membros da CSO o chamavam), prefiro as suas primeiras gravações de Mahler da LSO da década de 1960 - antes de Solti ter uma infecção de ouvido grave na década de 1970 que, segundo me disseram, afetou adversamente a sua audição - ao ciclo posterior do conjunto de caixas da Chicago SO; embora a sua 8ª de Chicago seja uma gravação muito elogiada pelos críticos.

Por último, o Mahler de Giuseppe Sinopoli com a Orquestra Philharmonia é melhor evitar, na minha opinião, embora a sua 2ª e 8ª sejam boas, surpreendentemente.

II. Conjuntos parciais e gravações individuais:

1. F. Charles Adler - 1, 2, 3, 6 e 10, com a Orquestra Sinfónica de Viena:

Primary

VARIOUS ARTISTS
Image

2. Bruno Walter - 1, 2, 4, 5, 9, com a Filarmónica de Nova Iorque e a Orquestra Sinfónica de Columbia:
Bruno Walter Conducts Mahler

Mahler: Symphony No.1, 2, 9 5 SA

Nunca ouvi uma 4ª com um som mais vienense:

Nem devemos esquecer que Mahler dedicou a sua 9ª Sinfonia a Walter:

Aqui também estão as recordações de Walter sobre Mahler:

3. Sir John Barbirolli - 1, 5, 6, 9 e dois ciclos de canções orquestrais com Dame Janet Baker (que é um disco "ilha deserta" meu):

Image

4. Otto Klemperer - 2, 4, 7 e 9, e um excecional "Das Lied von der Erde":

Mahler: Symphonies 2, 4, 7 & 9 / Das Lied von der Erde

5. Gunther Herbig, 5, 6, 9 - Saarbrucken RSO e Orquestra Sinfónica de Berlim. Herbig é um maestro desconhecido, mas na minha opinião é um dos melhores maestros de Mahler (e construtores de orquestras) da era digital (juntamente com Chailly). Por exemplo, parece ter ouvido com muita atenção o rolo de piano de Mahler do 1º andamento da 5ª, no desenvolvimento da sua interpretação:

Symphony 6

6. Carla Maria Giulini - 1, 9, Orquestra Sinfónica de Chicago, na EMI e DG:

7. Karel Ančerl - 1, 9, Orquestra Filarmónica Checa, na Supraphon Gold:

8. Jascha Horenstein - 1, 3, 4, 9, Orquestra Sinfónica de Londres, Filarmónica da BBC, etc.

9. Bernard Haitink, Orquestra Concertgebouw, concertos matinais de Natal ao vivo, Philips: 1, 2, 3, 4, 5, 7 e 9, e Songs of a Wayfarer. O ciclo Philips incompleto da Filarmónica de Berlim também é bom, mas prefiro estas gravações ao vivo:

Mahler: Symphonies - Christmas Matinee

10. Rafael Kubelik, RSO da Baviera - atuações de concertos ao vivo, na Audite: 1, 2, 5, 6, 7, 8 e 9, bem como um excelente The Song of the Earth, com Janet Baker e Waldemar Kmentt.

Não ouvi o Mahler de Kurt Sanderling na Berlin Classics, mas gostaria de o fazer.

III. Dos maestros que conheceram e trabalharam com Mahler, ou o viram dirigir a sua música:

Hermann Scherchen pensa-se ter tocado numa orquestra sob a batuta de Mahler, mas não conheço bem o seu Mahler,

etc.

Enquanto Leopold Stokowki estava na plateia na estreia da 8ª, que Mahler dirigiu e onde F. Charles Adler serviu como mestre de coro.

Gustav Mahler. Sinfonia 2 (Leopold Stokowski) 1975

Curiosamente, Bernstein disse uma vez que foi fortemente influenciado pelos discos de Mahler de F. Charles Adler (e pode ter assistido aos concertos de Adler em Saratoga Springs, Nova Iorque). No entanto, curiosamente, nunca li quaisquer comentários de Bernstein sobre a influência de Walter na sua direção de Mahler. O que não me surpreende totalmente porque, aos meus ouvidos, as primeiras gravações de Mahler de Columbia de Bernstein soam mais próximas das de Adler em conceção, mas sem o uso de slides de violino: que, em contraste, são aparentes na 2ª de Viena de Adler, por exemplo,

Mas, para além de conhecer as variadas interpretações daqueles que trabalharam com Mahler, como as duas gravações de Mahler de Wilhelm Mengelberg e as suas partituras de direção marcadas à mão e supervisionadas por Mahler que estão na posse da Orquestra Concertgebouw (que tanto Haitink como Chailly estudaram antes de fazerem os seus ciclos de Amesterdão), juntamente com as gravações de Oskar Fried e dos protegidos de Mahler Walter e Alder - bem como possivelmente Klemperer, Scherchen e Stokowski (na 8ª) - na minha opinião, a melhor forma de ter uma ideia de como Mahler dirigia a sua própria música é ouvir os rolos de piano de 1905 do compositor para M. Welte & Sohne em Leipzig, e especialmente a sua interpretação do 1º andamento "Trauermarsch" da sua 5ª Sinfonia:

Como é habitual com as minhas publicações mais longas no TC, não se destinam a ser abordadas todas de uma vez, em termos de audição, mas sim ao longo do tempo, se desejar.

Discussion starter · #63 · (Edited)
Ok, vou fazer uma lista atualizada dos meus 'Top 5' ciclos Mahler favoritos --- sem ordem específica:

Bernstein/New York (Columbia/Sony)
Bertini/Rundfunk-Sinfonieorchester Köln (EMI)
Gielen/SWR Sinfonieorchester (Hänssler)
Solti/CSO (Decca)
Haitink/Concertgebouw (Philips)

Para mim, estes ciclos oferecem a maior consistência e uma excelente execução musical em geral. Menção honrosa a Chailly/Concertgebouw na Decca, mas estes outros o superam. Também odiei ter que excluir Tennstedt, que é um dos meus maestros Mahler favoritos --- o seu ciclo EMI (Warner) é um dos meus grandes favoritos.

Olá a todos!

Gostaria de comprar o Ciclo Mahler da Sony de Bernstein. Esta decisão também é influenciada pelas informações encontradas neste fórum, por isso, obrigado.

Pelo menos na Alemanha, existem atualmente duas caixas disponíveis.

A primeira é a que mostra a capa também vista alguns posts acima (ou seja, Bernstein conduzindo), publicada em 2012. Contém os Kindertotenlieder, além das sinfonias.

A segunda mostra uma capa em preto e branco de Bernstein “abraçando” a si mesmo e foi publicada em 2020. Esta inclui Das Lied von der Erde.

A meu ver, a (re)masterização das sinfonias é idêntica. Portanto, a decisão resume-se ao adendo (Kindertotenlieder vs. Das Lied von der Erde), à embalagem e ao preço.

Atualmente, a caixa de 2020 custa aproximadamente 8 EUR a mais. Eu estaria disposto a pagar isso para obter um pouco mais de música. No entanto, não encontro nenhuma informação sobre a embalagem da nova caixa. A caixa de 2012 parece incluir belas jaquetas de réplica e um livreto que vale a pena. E tenho que confessar que sou fã de boas embalagens e materiais de acompanhamento. Uma das razões pelas quais ainda não consigo abandonar a mídia física...

Alguém poderia me dar uma dica sobre a embalagem da caixa de 2020?

Obrigado e tenha um ótimo dia!

Discussion starter · #66 ·
Olá a todos!

Gostaria de comprar o Ciclo Mahler de Bernstein da Sony. Esta decisão também é influenciada pelas informações encontradas neste fórum, por isso, obrigado.

Pelo menos na Alemanha, existem atualmente duas caixas disponíveis.

A primeira é a que mostra a capa também vista alguns posts acima (ou seja, Bernstein conduzindo), publicada em 2012. Contém os Kindertotenlieder, além das sinfonias.

A segunda mostra uma capa em preto e branco de Bernstein “abraçando” a si mesmo e foi publicada em 2020. Esta inclui Das Lied von der Erde.

Até onde sei, a (re)masterização das sinfonias é idêntica. Portanto, a decisão se resume ao adendo (Kindertotenlieder vs. Das Lied von der Erde), à embalagem e ao preço.

Atualmente, a caixa de 2020 custa aprox. 8 EUR a mais. Eu estaria disposto a pagar isso para obter um pouco mais de música. No entanto, não encontro nenhuma informação sobre a embalagem da nova caixa. A caixa de 2012 parece incluir jaquetas de réplica agradáveis ​​e um livreto que vale a pena. E tenho que confessar que sou um viciado em boas embalagens e materiais de acompanhamento. Uma das razões pelas quais ainda não consigo me afastar da mídia física...

Alguém poderia me dar uma dica sobre a embalagem da caixa de 2020?

Obrigado e tenha um ótimo dia!
Compre este:
Image

Eu digo para comprar este porque estes foram transferências DSD do conjunto SACD híbrido do Japão e eles soam gloriosos. Não estou brincando! Embora seja verdade que você não recebe seu Das Lied von der Erde, você recebe Kindertotenlieder de Baker, o que é uma boa troca, pois não acho que Das Lied de Bernstein seja uma performance tão boa. Outros podem discordar, é claro. Curiosamente, nem este conjunto nem o outro que você menciona têm Des Knaben Wunderhorn (com Christa Ludwig e Walter Berry). Até onde sei, esta gravação só está disponível separadamente e nunca foi incluída em nenhum dos conjuntos completos de Mahler de Bernstein na Sony. De qualquer forma, vá para aquele que postei uma capa --- você não vai se arrepender!

Tenho ouvido uma enorme quantidade de Mahler nos últimos meses. Os meus conjuntos favoritos no momento são Boulez, Tennstedt e Vanska. Suponho que os dois primeiros serão familiares a muitos aqui, mas que o último não será uma escolha popular neste fórum. Para mim, ele é um dos poucos maestros que encontraram maneiras de me dizer coisas novas sobre Mahler... e eu adoro o que ele me diz. Claro, a sua abordagem é séria e profundamente considerada, talvez até um pouco introvertida, mas ele atrai-me e eu não consigo largar. Ele tem um jeito particular de tornar tudo profundamente satisfatório.

Discussion starter · #68 ·
Tenho ouvido uma enorme quantidade de Mahler nos últimos meses. Meus conjuntos favoritos no momento são Boulez, Tennstedt e Vanska. Acho que os dois primeiros serão familiares a muitos aqui, mas que o último não será uma escolha popular neste fórum. Para mim, ele é um dos poucos maestros que encontraram maneiras de me dizer coisas novas sobre Mahler ... e eu adoro o que ele me diz. Claro, sua abordagem é séria e profundamente considerada, talvez até um pouco introvertida, mas ele me atrai e eu não consigo largar. Ele tem um jeito particular de tornar tudo profundamente satisfatório.
É ótimo ver você postando, @Enthusiast. Terei que conferir o Mahler de Vänskä. Eu possuo todas as suas gravações até agora (apenas a 3ª não foi lançada). Ele é, claro, um dos meus maestros Sibelius favoritos. Seu ciclo com o Lahti SO é tão revigorante para meus ouvidos.

Tenho ouvido mais Bruckner no último ano. Eu realmente não tenho favoritos em Mahler. Tenho ciclos de Bernstein, Boulez, Tennstedt e Gielen. Eu ouço todos eles. Bem como algumas outras versões dos nos. 5, 8 e Dad Lied.

• Like
Reactions: Scopitone
Discussion starter · #70 ·
Tenho ouvido mais Bruckner no ano passado. Eu realmente não tenho favoritos em Mahler. Tenho ciclos de Bernstein, Boulez, Tennstedt e Gielen. Eu ouço todos eles. Bem como algumas outras versões dos nos. 5, 8 e Dad Lied.
Qual ciclo de Bernstein?

É ótimo ver você postando, @Enthusiast. Terei que conferir o Mahler de Vänskä. Eu possuo todas as suas gravações até agora (apenas a 3ª não foi lançada). Ele é, claro, um dos meus maestros Sibelius favoritos. Seu ciclo com a Lahti SO é tão revigorante para meus ouvidos.
Obrigado. Estou visando uma abordagem minimalista para postar - apenas uma ou duas postagens por dia! Sim, eu também (obviamente) sou fã de Vanska, mas especialmente de seu trabalho mais refinado de Minnesota. Eu também valorizo muito de seu Lahti Sibelius: quando esses discos começaram a sair, eles pareciam realmente muito frescos. Eu ainda os amo e os avalio altamente.

Não sei se alguém aqui mencionou o ciclo de Michael Gielen com as orquestras sinfónicas da SWR. Pode não ser tão bom como alguns dos outros discutidos aqui, mas eu aprecio a clareza das suas interpretações. Como ele conduziu muita música da Segunda Escola Vienense, Gielen olha para o futuro nas suas interpretações de Mahler, em vez de olhar para o passado. Os meus favoritos deste ciclo são a Quinta, a Nona e a Décima (edição Deryck Cooke). Se o conjunto de caixas ainda estiver disponível em algum lugar, ele também inclui todos os lieder com orquestra, Das Lied von der Erde e Blumine. Existe uma gravação de Gielen de Das Klagende Lied que foi relançada não há muito tempo, mas está num disco separado.

Dos ciclos que tenho, também gosto muito do de Ozawa com a BSO. É uma leitura muito apolínea e um tanto distante, mas é muito comovente em alguns lugares. Gosto particularmente da sua Primeira, Segunda e Nona. A sua Quinta é boa, mas o Adagietto é lento demais para o meu gosto e a coda também não decola. Se alguém quiser ouvir Mahler com um som luxuoso, então Ozawa é o seu maestro.

Discussion starter · #74 ·
Não sei se alguém aqui mencionou o ciclo de Michael Gielen com as orquestras sinfônicas da SWR. Pode não ser tão grandioso quanto alguns dos outros discutidos aqui, mas eu gosto da clareza de suas interpretações. Como ele conduziu muita música da Segunda Escola Vienense, Gielen olha para o futuro em suas interpretações de Mahler, em vez de para o passado. Meus favoritos deste ciclo são a Quinta, a Nona e a Décima (edição Deryck Cooke). Se o box set ainda estiver disponível em algum lugar, ele também inclui todos os lieder com orquestra, Das Lied von der Erde e Blumine. Existe uma gravação de Gielen de Das Klagende Lied que foi relançada não faz muito tempo, mas está em um disco separado.

Dos ciclos que tenho, também gosto muito do de Ozawa com o BSO. É uma leitura muito apolínea e um tanto distante, mas é muito comovente em alguns lugares. Gosto particularmente da sua Primeira, Segunda e Nona. Sua Quinta é boa, mas o Adagietto é muito lento para o meu gosto e a coda também não decola. Se alguém quiser ouvir Mahler em som luxuoso, então Ozawa é seu maestro.
Eu mencionei Gielen anteriormente e seu ciclo é um dos mais consistentes que ouvi. Ozawa é um maestro de Mahler muito bom --- eu possuo seu ciclo BSO na Philips, mas eu não diria que ele é um dos favoritos. Quais outros ciclos você possui e gosta? Existem tantos ciclos de Mahler hoje em dia que, mesmo para o fã dedicado, é difícil acompanhar.

Eu mencionei Gielen anteriormente e seu ciclo é um dos mais consistentes que ouvi. Ozawa é um bom maestro de Mahler --- eu tenho seu ciclo BSO na Philips, mas eu não diria que ele é um dos favoritos. Quais outros ciclos você possui e aprecia? Existem tantos ciclos de Mahler hoje em dia que, mesmo para o fã dedicado, é difícil acompanhar.
Eu também tenho os ciclos de Abbado, Kubelik e Chailly, bem como os que eu mencionei acima. Eu gosto muito do ciclo de Abbado, especialmente sua Sexta e Nona. Eu acho que ele conduz a música objetivamente, sem se entregar muito a ela. Suas interpretações também melhoraram com o tempo. Sua Sexta e Nona são muito melhores do que sua Quinta e Primeira com Berlim, que ele gravou dez anos antes. Eu não ouvi nenhuma de suas gravações recentes ou aquelas que ele gravou quando jovem, mas eu acho que ele foi um grande maestro de Mahler.

Eu não tenho muito a dizer sobre os ciclos de Chailly ou Kubelik porque eu não os ouvi em profundidade. Eu gostei da Quarta e Primeira de Kubelik, mas só isso. Quanto a Chailly, sua Nona foi um tanto monótona, mas sua Primeira foi boa.

Eu também gosto muito da Quinta de Zubin Mehta com o LA Phil e sua Terceira com a Filarmônica de Israel, mas ele nunca gravou um ciclo completo de Mahler. Se ele fizesse, eu provavelmente compraria.

Discussion starter · #76 · (Edited)
Eu tenho os ciclos de Abbado, Kubelik e Chailly, bem como os que falei acima. Gosto muito do ciclo de Abbado, especialmente a Sexta e a Nona. Acho que ele conduz a música objetivamente, sem se entregar muito a ela. Suas interpretações também melhoraram com o tempo. Sua Sexta e Nona são muito melhores do que sua Quinta e Primeira com Berlim, que ele gravou dez anos antes. Não ouvi nenhuma de suas gravações recentes ou aquelas que ele gravou quando jovem, mas acho que ele foi um grande maestro de Mahler.

Não tenho muito a dizer sobre os ciclos de Chailly ou Kubelik porque não os ouvi em profundidade. Gostei da Quarta e da Primeira de Kubelik, mas só isso. Quanto a Chailly, sua Nona foi um tanto monótona, mas sua Primeira foi boa.

Também gosto muito da Quinta de Zubin Mehta com a LA Phil e sua Terceira com a Filarmônica de Israel, mas ele nunca gravou um ciclo completo de Mahler. Se ele fizesse, eu provavelmente compraria.
Ah sim, acho que Abbado também é ótimo em Mahler. Há alguns ouvintes que reclamam e gemem sobre seu Mahler, mas eu não me importo. Eu amo TUDO o que ele gravou de Mahler, incluindo aqueles lançamentos em DVD/Blu-ray com a Lucerne Festival Orchestra no final de sua vida. Posso gostar mais desta ou daquela apresentação, mas nunca o ouvi tomar um rumo errado em Mahler. Você definitivamente precisa ouvir sua 5ª com o Chicago SO --- por mais boa que tenha sido a de Berlim, esta é melhor. Se eu pudesse levar uma gravação de Mahler Abbado para uma ilha deserta, seria sua gravação da 3ª com a Wiener Philharmoniker (com Jessye Norman). Esta é a apresentação que realmente me fez gostar de seu Mahler, então tenho algum apego sentimental a ela.

O ciclo de Chailly é excelente, mas nunca me dei muito bem com sua apresentação da 6ª. Parece emocionalmente vazio para mim e é um pouco difícil de passar, porque parece que ele não está mantendo o nível de emoção onde precisa estar. De seu ciclo, eu diria que a 2ª, 3ª, 5ª, 7ª e 9ª são as apresentações de destaque para mim. Kubelik também é bom. Como você bem observou, sua apresentação da 1ª é excelente, mas acho que sua 2ª é igualmente inspirada. As outras sinfonias recebem dedicação semelhante, mas acho que suas apresentações ao vivo no selo Audite são ainda mais emocionantes. Confira-as se ainda não o fez.

Eu gostaria que Mehta tivesse gravado um ciclo completo de Mahler! Sua 2ª com a Wiener Philharmoniker é lendária. Desempenho incrível. Sua 1ª e 3ª com a LA Philharmonic são ótimas e sua 3ª com a Filarmônica de Israel que você mencionou também é fantástica. Também gosto muito de sua 5ª com a New York Philharmonic na Teldec. Esta não é mencionada com muita frequência. Eu realmente não acompanhei o que ele tem feito nos últimos 20 anos ou mais --- novamente, há MUITO Mahler por aí.

Em termos de ciclos parciais, gosto bastante das gravações de James Levine na RCA. Sua gravação da 3ª com o Chicago SO é uma das melhores que já ouvi. Também me lembro que a 5ª de sua pesquisa era de alta qualidade.

De qualquer forma, não me faça começar a falar sobre Mahler...eu nunca vou calar a boca! :D

Não sei se alguém aqui mencionou o ciclo de Michael Gielen com as orquestras sinfónicas da SWR. Pode não ser tão bom como alguns dos outros discutidos aqui, mas eu gosto da clareza das suas interpretações. Como ele conduziu muita música da Segunda Escola Vienense, Gielen olha para o futuro nas suas interpretações de Mahler, em vez de olhar para o passado. Os meus favoritos deste ciclo são a Quinta, a Nona e a Décima (edição Deryck Cooke).
Eu gosto de Gielen desde que as suas primeiras gravações da SWF saíram na Intercord por volta de 1990. A 4ª é prejudicada pela cantora (como muitas são) e, como você diz, é uma abordagem bastante moderna que pode, por vezes, ser um pouco demasiado "fria" para alguns ouvintes, por exemplo, a 6ª é bastante lenta e não a mais dramática. Os meus favoritos são provavelmente a 7ª e a 9ª (existem várias gravações da última).

Desde o último comentário neste tópico, ouvi muito Mahler com muitos artistas diferentes, mas um que realmente me impressionou é este Haitink 3º:

Image

Tem que ser uma das minhas gravações favoritas de qualquer sinfonia, é tão clara e cheia de emoção.

Planejo começar em breve o ciclo DG de Kubelik assim que terminar as gravações de Vanska (ciclo?).

Aliás, percebi recentemente como gosto de poucas sinfonias, mesmo em compositores que estão entre os meus favoritos, como Schumann e Rach, eu nunca gostei das suas sinfonias, apesar de gostar de quase tudo o resto que eles fizeram, por isso tenho mesmo de dar os parabéns a Mahler por escrever 9(+1) que eu adoro absolutamente.

Discussion starter · #80 · (Edited)
Um ciclo que parece nunca ser mencionado - e pergunto porque recentemente investi nele e estou começando a ouvi-lo - é o ciclo de Leif Segerstam na Chandos.......algum pensamento??
Eu certamente sabia que Segerstam fez um ciclo de Mahler, mas diga-nos o que você pensa sobre isso sempre que tiver a oportunidade.

61 - 80 of 103 Posts