Classical Music Forum banner
21 - 33 of 33 Posts
Recentemente me interessei por Cecilia Bartoli. Ela soa como um (mezzo) soprano para mim, mas li em outros lugares que ela é um contralto, e em alguns outros fóruns, que ela é um soprano. Em qual registro vocal ela é classificada?

Obrigado pela sua ajuda!

<-- aqui está ela, para uma pequena referência, se necessário :D
Ela é uma crossover, por assim dizer. Definitivamente, ela é um mezzo, mas em muitos casos ela se estica para se tornar um soprano. No entanto, em alguns casos, por exemplo, Exsultate Jubilate - Alleluia de Mozart, ela soa estranha quando atinge as notas mais altas. Muitas outras sopranos podem fazer melhor do que isso. Alguém já a ouviu cantar as árias da Rainha da Noite em A Flauta Mágica? Esses poderiam ser o teste ácido de um verdadeiro soprano.

Ela é uma crossover, por assim dizer. Definitivamente, ela é mezzo, mas em muitos casos ela se estica para se tornar soprano. No entanto, em alguns casos, por exemplo, Exsultate Jubilate - Alleluia de Mozart, ela soa estranha quando atinge as notas mais altas. Muitas outras sopranos podem fazer melhor do que isso. Alguém já a ouviu cantar as árias da Rainha da Noite em A Flauta Mágica? Esses poderiam ser o teste ácido de uma verdadeira soprano.
Meu favorito de todos os tempos.

Eu não gosto muito de suas coloraturas. São muito aspiradas e gargarejadas (algo que ela compartilha em abundância com Marilyn Horne) e devido ao fato de que ela não foi treinada classicamente com um professor de verdade (sua mãe não é professora e não conta), também diminui sua técnica geral. Há um vídeo interessante onde alguém compara os fiorituri e coloraturi de Callas em Barberie e Il Turco in Italia com os fioritura e coloraturi de Bartoli e há uma grande diferença.

Ainda bem que nem todos temos o mesmo gosto.
Eu digo que Deutekom é uma das maiores cantoras que tivemos em nosso pequeno país, cantando em todas as casas importantes com todos os grandes maestros.
O que é bom o suficiente para os maestros é bom o suficiente para mim.

Recentemente, interessei-me por Cecilia Bartoli. Ela soa como um (mezzo) soprano para mim, mas li em outros lugares que ela é um contralto, e em alguns outros fóruns, que ela é um soprano. Em que extensão vocal ela é classificada?

Obrigado pela sua ajuda!
Parece que ela chega perto disso: Soprano sfogato (também conhecido como soprano assoluta)

21 - 33 of 33 Posts